Caminho de Navegação

Como escrever um CV

Como escrever um CV: dicas & template

Como escrever um CV

Saber escrever um bom currículo ajudará você a se destacar dos demais candidatos e a chegar à lista de pré-selecionados para uma entrevista. É importante que seu currículo deva demonstrar que você possui a maioria ou todos os critérios exigidos para o cargo. Personalize seu currículo para cada posição para a qual se candidatar, ampliando sua experiência relevante para o trabalho e elimine as partes menos relevantes.

Você sabia que normalmente os currículos passam por um sistema de rastreamento de candidatos (ATS)? Por isso é de suma importância que você otimize e utilize palavras-chaves em seu currículo.

A importância de um bom CV

Pense no seu currículo como seu próprio discurso pessoal - um documento que responda sucintamente a todas as perguntas que um recrutador ou gerente de contratação pode ter sobre você. Isso inclui por que você está se candidatando a este emprego, que valor você pode agregar à organização e se você tem o que é necessário para ter sucesso na função.

Para não deixar dúvidas ao recrutador quanto à sua idoneidade, você deve apresentar um currículo sólido que transmita essas informações com clareza.

Dicas finais para lembrar ao escrever seu currículo

No momento em que o recrutador ou gerente de contratação chegar ao final do seu currículo, é mais do que provável que eles tenham tomado a decisão de agendar uma entrevista ou não.

Confira cinco dicas para que o seu currículo chegar lá:

1. Adapte o seu currículo para cada candidatura: para ser selecionado para uma entrevista, o seu currículo deve demonstrar que você possui a maioria ou todos os critérios exigidos no trabalho. Adapte seu currículo para cada posição para a qual se candidatar, expandindo sua experiência relevante para o trabalho e reduzindo as partes menos relevantes. Portanto, inclua em seu resumo profissional os motivos que o tornam adequado para esse trabalho e o que ressoa especificamente em você sobre a organização ou função.
 
2. Adicione resultados quantificáveis: como mencionado anteriormente, forneça resultados que apoiem as afirmações que você faz em seu currículo. Adicionar links ao seu perfil do LinkedIn e portfólios de trabalho online também ajudam o recrutador a construir uma imagem melhor de suas competências.
 
3. Use palavras-chave na descrição do trabalho: sua inscrição também passa por uma triagem de algoritmos ou um ATS, que identifica quais são os candidatos adequados com base no uso de palavras-chave relevantes em seu currículo. Portanto, certifique-se de utilizá-las.
 
4. Não disfarce interrupções de carreira: se você reservou um tempo em sua carreira, para viajar ou tirou um ano sabático, é importante não tentar escondê-las em seu currículo. Em vez disso, descreva como você usou esse tempo para gerar valor em diferentes áreas de sua vida e até mesmo aprimorar suas habilidades.
 
5. Atenção aos detalhes: ao fazer um esforço para garantir que seu currículo esteja 100% livre de erros, você estará dando mais um sinal ao recrutador de que você possa ser a pessoa certa para o trabalho. Acima de tudo, a verificação de erros criará a percepção na mente do leitor de que você é cuidadoso e presta atenção aos detalhes. O fato é que um simples erro de digitação pode significar a rejeição do seu pedido de emprego, portanto, reveja seu currículo pelo menos uma vez antes de enviá-lo. Verifique também a sua formatação, ortografia e gramática. Verifique se todos os hiperlinks funcionam. Aqui estão algumas dicas finais sobre como garantir que seu currículo esteja livre de erros.

 

BR MCFC block

Hays & Manchester City FC

Hays é a parceira oficial de recrutamento do Manchester City FC.