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Ao ouvir a palavra "marca", a maioria das pessoas pensa em grandes empresas, que possuem produtos e serviços que se destacam no mercado. No entanto, uma “marca” não se limita a produtos e serviços. Uma marca é uma coleção de experiências e percepções, e esta definição também pode se aplicar a pessoas e indivíduos.
Em um setor tão competitivo quanto o setor de Life Sciences/Ciências da Saúde, identificar, criar e comunicar a sua marca pessoal se torna uma tática importante para você ser ouvido e se destacar no meio da multidão. Este marketing pessoal ajudará você a promover e encontrar oportunidades que acelerarão o progresso de sua carreira.
Confira a seguir nossas dicas para você construir sua marca pessoal:
1. Liste os seus interesses e objetivos profissionais
Pense nos assuntos que realmente inspiram você. Sua marca pessoal é sobre quem você é, então pense nos tópicos que refletem isso. Por exemplo, sobre quais assuntos você tranquilamente passaria horas e horas lendo e escrevendo? Isso é fundamental para definir em qual campo você se posicionará e deseja progredir, assim como o setor em que os empregadores procurarão por um perfil como o seu.
Reflita também sobre como o seu trabalho e os seus interesses podem ser um recurso relevante para outros profissionais; isso será essencial ao estabelecer uma rede online de contatos.
2. Identifique seus USP’s (Unique Selling Points, em inglês)
O que diferencia você dos outros profissionais? Existe algum tópico específico que você tenha experiência em pesquisa e/ou profundo conhecimento? Ou talvez você tenha uma habilidade específica, muito procurada e difícil de encontrar em sua área científica?
Os seus diferenciais (USP’s) devem ser destacados em todos os seus canais online, a fim de demonstrar a sua liderança em assuntos específicos e mostrar que qualquer empresa seria beneficiada tendo você como colaborador.
3. Reflita sobre sua marca pessoal atual
Qual é a impressão geral que você dá às pessoas sobre sua marca pessoal online? Empregadores em potencial certamente usarão o Google para buscar informações sobre você, então você deve fazer o mesmo para entender como a sua marca pessoal é vista atualmente. Seus interesses e objetivos são apresentados com precisão? O seu USP está claro? Caso contrário, há trabalho a ser feito em seus canais digitais.
4. Coloque suas redes sociais em ordem
Atualmente, o LinkedIn é uma ferramenta profissional poderosa para o setor de Life Sciences (Ciências da Saúde). O seu perfil deve demonstrar sua marca, interesses profissionais, objetivos de carreira, realizações, etc. Você pode usar essa plataforma para se conectar com profissionais em sua área e se posicionar no mercado, demonstrando seus conhecimentos, ao mesmo tempo que colaborando com informações relevantes sobre algum tema.
Mas o LinkedIn é apenas um dos pilares da sua marca pessoal online. O Twitter é outra plataforma importante, e é relevante também que você desenvolva seu próprio blog – mas lembre-se, é importante que você mantenha os seus canais online atualizados.
5. Promova sua marca
Com todas essas ferramentas, é hora de começar a estabelecer contato com colegas e potenciais empregadores. Comece ingressando em grupos do LinkedIn de seu interesse, se conectando com profissionais da sua área e gerando conteúdos relevantes. Você também pode iniciar seu próprio grupo no LinkedIn! No Twitter, siga usuários e hashtags e publique as últimas notícias de pesquisa e os próximos eventos do setor. Pesquise outros blogs científicos e inscreva-se para receber atualizações regulares.
O sucesso de qualquer marca envolve atender a uma necessidade com uma proposta clara, atraente e visível. Ao seguir as etapas acima, você construirá uma marca de sucesso e estará no caminho certo para encontrar o seu próximo empregador.
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