Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Fortaleça sua rede de contatos para encontrar um emprego

Chris Dottie, Managing Director, Hays Spain

Apesar da possibilidade de se conectar com milhares de pessoas online, a comunicação pessoal ainda é extremamente importante e, se você está buscando uma nova oportunidade profissional, ela pode ser justamente o que você precisa. Conhecer pessoas é uma ótima maneira de gerar confiança, construir sua reputação, abrir portas e aumentar suas chances de garantir uma nova posição. Então, confira a seguir alguns truques para fortalecer sua rede de contatos e encontrar um novo desafio de carreira:

Determine alguns objetivos durante sua pesquisa

Antes mesmo de começar a se conectar com a sua rede no mercado, reflita sobre suas demandas em relação à função, setor, tamanho da empresa, oportunidades de progressão e cultura da empresa. Depois de ter isso claro em sua mente, você terá uma estratégia melhor sobre onde procurar uma oportunidade e com quem falar. Se você começar a falar com as pessoas sabendo apenas que deseja deixar a sua empresa atual, você perderá seu tempo conversando com praticamente qualquer um que se proponha a ajudá-lo. Além de ser um uso ineficiente do seu tempo, a pessoa que você abordar se sentirá sobrecarregada por demandas vagas e não saberá como ajudar, mesmo se quisesse.

Quem você já conhece?

Agora que você tem uma ideia melhor do que quer, pense na sua rede informal de contatos, ou seja, amigos, família, amigos da família, família de amigos, etc. Você conhece alguém na indústria que você pode levar para almoçar? Existe alguém na rede que tenha um ótimo trabalho e que você queira seguir os mesmos passos? Passe algum tempo com essas pessoas e conheça um pouco mais sobre elas.

O benefício do networking informal é que este é um ambiente mais descontraído, onde você pode ser sutil, menos apressado e até mesmo ter mais controle do seu tempo. Portanto, ao falar com esses conhecidos, não saia bombardeando eles imediatamente com perguntas sobre como eles podem ajudá-lo em sua busca de emprego. Socialize normalmente, pergunte sobre suas vidas e veja como a conversa flui – se o assunto não aparecer, sutilmente direcione a conversa para carreira.

Quando você começar a falar sobre sua pesquisa de emprego, não seja muito direto ou exigente. Por exemplo, em vez de dizer “você que trabalha em finanças, conhece alguma vaga disponível?”, fale “você tem algum conselho para dar para alguém que quer entrar no setor financeiro?”.

Encontrando os eventos certos

Não procure apenas eventos de networking, procure conferências, exposições e feiras de recrutamento relacionadas ao seu setor e profissão de interesse. Essas oportunidades de aprendizado são úteis para o seu próprio desenvolvimento, atraem o tipo de contato que você está procurando e naturalmente fornecem assuntos para você discutir.

Se você acha difícil se conectar com desconhecidos, então tente participar repetidamente dos eventos organizados pela mesma empresa – isso te dará a oportunidade de encontrar as mesmas pessoas com frequência e desenvolver um relacionamento.

Sempre que possível, tente acessar a lista de convidados e peça para que as pessoas que você já conhece, apresente você aos contatos do seu interesse. Use os intervalos dos eventos com sabedoria.

Durante o evento

A minha própria personalidade não é muito extrovertida e eu costumava ter dificuldades de networking – a parte de se apresentar a alguém que você não conhece pode ser realmente um desafio. O que me ajudou foi lembrar que o networking é, na verdade, a razão pela qual as outras pessoas também estão no evento, e que elas são realmente muito gratas à pessoa que faz o “trabalho pesado” de iniciar uma conversa.

Sobre o que dizer, existem várias possibilidades; você pode comentar sobre o evento, compartilhar experiências ou até mesmo falar sobre o clima. Nunca subestime o poder da conversa fiada e os rumos que ela pode tomar. Pessoalmente, a minha abordagem preferida é ser honesto e aberto, por exemplo: “Olá, você se importa se eu me apresentar? Acho que ainda não nos conhecemos", ou “Me desculpa, não conheço ninguém por aqui, você se importa se eu me juntar a você?"

Contanto que suas palavras sejam acompanhadas por um grande sorriso, um bom aperto de mão e contato visual, você será sempre bem-vindo. Depois de começar a conversa, é importante ser profissional, mas amigável. Relaxe, permita que ambos os lados tenham espaço para falar, veja como a conversa flui e identifique quaisquer oportunidades em que você possa discretamente "promover" a si mesmo.

Se a conversa chegar a um ponto em que você acha que essa pessoa pode ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade, então, como mencionei antes, seja sutil e peça conselhos. Por exemplo, em vez de perguntar diretamente se eles podem encontrar um emprego para você, diga “de acordo com a sua experiência na indústria X, você pode oferecer alguma orientação para alguém que queira construir uma carreira X nesse setor?”.

Construa relacionamentos mutuamente benéficos

As pessoas estão interessadas em desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico, por isso, é fundamental demonstrar interesse pelas pessoas ao seu redor, em vez de simplesmente tentar obter informações ou ajuda a curto prazo.

Seja qual for o evento ou a situação, certifique-se de aparecer preparado e com cartões de visita. Ao receber o cartão de visita ou os detalhes de contato de outra pessoa, tome notas posteriormente sobre o assunto que vocês falaram e lembre-se de se conectar a ela no LinkedIn. Mantenha contato, pois você nunca sabe o que surgirá no futuro.

O networking é uma via de mão dupla, por isso é importante que você tente o seu melhor para agregar valor aos seus contatos, bem como se beneficiar deles. Você pode ter contatos ou um ponto de vista que pode ser realmente útil para as pessoas com quem você está falando.

Networking não é sobre ganhar vantagens injustas, é sobre desenvolver confiança. É sobre aprender. Também é sobre se divertir – uma vez que você começa a construir contatos profissionais pessoalmente, isso pode ser uma verdadeira fonte de diversão.

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.