Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Top 5 carreiras tech do futuro

Diariamente, novos artigos saem na mídia ponderando o que esperar do futuro do trabalho na era da revolução tecnológica. Apesar de hipóteses e opiniões diversas, estas costumam ter algo em comum: o mundo vai mudar e é preciso estar preparado.

Mas, como se preparar para esse futuro?

Futuro do trabalho: A ascensão da Era Digital

Com novas tecnologias surgindo a cada dia e afirmando que a chamada “Era Digital” veio para ficar, não basta apenas investir na digitalização das empresas e em soluções de última geração. Também é preciso investir em pessoas com habilidades técnicas e pessoais (soft skills) capazes de enfrentar os desafios de cibersegurança que virão a seguir, como ameaças digitais e vazamento de informações.

Diante desse cenário não há como negar que o setor de tecnologia, atualmente em alta devido a pandemia do coronavírus, crescerá ainda mais e as carreiras tech - tanto as que conhecemos atualmente como novas funções - serão altamente demandadas no futuro.

Descubra as cinco carreiras tech mais promissoras no futuro

1. Engenheiro de Aprendizado de Máquina

O Engenheiro de Aprendizado de Máquina ou Engenheiro de Machine Learning é um ramo específico da Inteligência Artificial.

A função é ideal para indivíduos que têm paixão pela Ciência da Computação e desejam exercer carreira tech em uma indústria dinâmica e estimulante.

Os engenheiros de aprendizado de máquina são responsáveis por criar algoritmos complexos com o auxílio de Big Data para, em última instância, programar uma máquina (como um carro autônomo ou assistente de voz digital, por exemplo) para realizar tarefas com um ser humano.

Para isso, são implementados reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e previsões econômicas a fim de que a máquina possa aprender e melhorar sem a necessidade de interferência humana.

Quais são as exigências para atuar como Engenheiro de Aprendizado de Máquina?

Para exercer a função de Engenheiro de Aprendizado de Máquina é imprescindível que o profissional tenha sólidos conhecimentos em Inteligência Artificial e Ciência da Computação.

Um mestrado também é muito importante para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito ao recrutamento e a seleção de profissionais de tecnologia.

Quanto às habilidades necessárias, destacam-se a facilidade de compreender e analisar dados, familiaridade com informática e inteligência computacional para analisar problemas e criar soluções significativas.

2. Designer de UX

Outra função que merece destaque em nosso top 5 carreiras tech do futuro é a de Designer de UX.

Com cada vez mais empresas recorrendo às plataformas digitais para promover e vender seus produtos ou serviços, nunca foi tão importante garantir que a jornada e a experiência do usuário (UX ou User Experience, em inglês) sejam as melhores possíveis.

Diante dessa necessidade, o Designer de UX ou Designer de User Experience (experiência do usuário) é o profissional responsável por garantir que softwares, sites e aplicativos atendam aos hábitos, motivações, comportamentos e necessidades dos consumidores.

Quais são as exigências para atuar como Designer de UX?

Para se destacar no mercado de trabalho, é necessário que o Designer de UX tenha um diploma de graduação relevante, como Ciência da Computação, por exemplo. Também é desejável que o profissional tenha uma pós-graduação e alguma experiência profissional na área tecnológica.

Quanto às habilidades e competências técnicas necessárias, é preciso deixar claro que o Designer de UX é um profissional que dificilmente trabalha sozinho. Geralmente, esse profissional trabalha não só com outros designers, como também com outras áreas da empresa, como marketing, vendas, desenvolvedores e programadores. Por isso, é muito importante que aqueles que desejam seguir carreira nessa área tenham sólidas habilidades de comunicação e sejam capazes de trabalhar em equipe.

Vale lembrar ainda que, assim como os diferentes cargos relacionados a UX, o Designer de UX tem como objetivo a satisfação do usuário final. Por isso, esse profissional precisa ter habilidades de pesquisa e analíticas para realizar pesquisas para entender as necessidades de um grupo em relação a um determinado assunto e, consequentemente, definir personas assertivas para seus projetos.

Além disso, é importante que esse profissional tenha empatia para se colocar na posição do outro, entender suas dores e necessidades e desenvolver algo que será de fato relevante para o usuário.

Conhecimentos em programação e gerenciamento de projetos, mentalidade estratégica e pensamento crítico também são habilidades muito importantes que os Designers de UX precisam desenvolver para que sejam capazes de desenvolver e coordenar seus projetos.

3. Engenheiro de Robótica

O Engenheiro de Robótica é o profissional responsável por desenvolver tecnologias para os mais diversos ramos de indústrias e serviços.

À medida que a tecnologia evolui em ritmo acelerado, esses profissionais constantemente estão precisando analisar, reavaliar, configurar, testar e manter protótipos, componentes robóticos, softwares integrados e máquinas que eles criam para diferentes indústrias. Trata-se de um trabalho altamente técnico que requer paciência e raciocínio racional.

Nos próximos anos, é bem provável que vejamos uma série de maneiras novas e inovadoras nas quais as tecnologias modernas ajudam a sociedade e as empresas a funcionar - especialmente em um cenário de desenvolvimento da Indústria 4.0.

Quais são as exigências para atuar como Engenheiro de Robótica?

Assim como nas outras áreas de engenharia, é imprescindível que um Engenheiro de Robótica tenha sólidas habilidades numéricas, uma vez que a área se envolve com cálculos diversos, como probabilidades estatísticas, abordagens físicas e equações complexas.

Também é fundamental que esse profissional domine as áreas de eletrônica e de robótica. A primeira é importante por causa do uso de sensores, máquinas, motores e outros componentes relacionados. É essencial entender como usar os chips e demais itens, de modo a obter um bom desempenho.

Já a robótica tem tudo a ver com os elementos autônomos, como motores programáveis e robôs. Nesse quesito, o Engenheiro de Robótica deve saber programar e utilizar os cálculos para criar comandos específicos.

A criatividade e a constante atualização na área são outras habilidades de extrema importância para profissionais que desejam seguir essa carreira tech.

Embora o perfil do Engenheiro de Robótica exija conhecimentos robustos e uma abordagem eficiente, também há espaço para a criatividade. Afinal, cabe a ele transformar certas ações em comandos e garantir que tudo aconteça da maneira mais interessante possível.

Além disso, como sua atividade está ligada à tecnologia, o Engenheiro de Robótica não pode abrir mão de ficar por dentro do que acontece no mercado. Os avanços são constantes e é preciso conhecê-los para explorar as melhores possibilidades.

4. Cientista de Dados

A Ciência de Dados não é uma área nova e emergente como os outros empregos em tecnologia, como os Engenheiros de Aprendizado de Máquina, por exemplo. Porém, os empregos envolvendo essa vertente da tecnologia ainda são a "jóia escondida” dentro das empresas e tudo indica que continuarão a ser no futuro.

Conforme as empresas e organizações coletam e utilizando mais e mais dados diariamente, a demanda por especialistas qualificados dispara.

Com oportunidade de trabalhar em praticamente todos os setores e indústrias, é de responsabilidade do Cientista de Dados compilar, processar, analisar e apresentar dados para uma organização a fim de que ela tome decisões mais assertivas.

Quais são as exigências para atuar como Cientista de Dados?

Como o próprio nome sugere, para se destacar no campo da Ciência de Dados, sólidos conhecimentos em ciência e análise de dados são vitais.

Por ser uma área que exige profundo conhecimento em estatística, análise técnica e comunicação, também é de extrema importância que o Cientista de Dados tenha sólidos conhecimentos nas seguintes áreas: análise de dados, desenvolvimento de negócios, informática, machine learning, Big Data e linguagem de programação (como Java, Python e SAS).

5. Engenheiro de Nuvem

Nos últimos meses, a computação em nuvem se tornou um must-have para os profissionais que trabalham de maneira remota.

Paralelamente, as organizações têm contratado freneticamente pessoas com habilidades e conhecimentos que podem migrar processos, implementar as infraestruturas necessárias e executar tarefas relacionadas à nuvem.

Geralmente, o Engenheiro de Nuvem possui diferentes funções, incluindo arquitetos de soluções, desenvolvedores de nuvem e engenheiros de sysop (System Operator).

Em alguns casos, as funções e responsabilidades variam. Mas, a responsabilidade geral de um Engenheiro de Nuvem é monitorar e gerenciar o sistema de nuvem de uma organização. São exemplos o Google Cloud, o Microsoft 365 e o Slack.

Quais são as exigências para atuar como Engenheiro de Nuvem?

Assim como acontece com a maioria das carreiras tech de hoje, um diploma de pós-graduação quase sempre é necessário, bem como uma experiência profissional relevante.

Além disso, vale lembrar que sistemas de Computação em Nuvem armazenam uma enorme quantidade de informações sigilosas - tanto empresariais como de clientes. Por isso, Engenheiros de Nuvem que possuem conhecimentos e certificados aplicáveis em segurança de dados têm maiores chances de serem contratados.

Outras competências de extrema importância para desempenhar a função são: sólidos conhecimentos em informática e programação; habilidades de integração e análise de dados; noções de DevOps, sistemas Linux e banco de dados.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.