Como desenvolver uma mentalidade de feedback?

6 min | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira

O feedback é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada para avaliar e dar feedback sobre indivíduos, empresas, equipes e funcionários. Entretanto, aceitar e/ou concordar com a percepção que os outros têm de você nem sempre é uma tarefa fácil.  

Com isso em mente, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver uma mentalidade de recebimento de feedback.  

Afinal de contas, o que é feedback?   

O feedback a que nos referimos aqui é a troca informal que ocorre diariamente. Este artigo não se refere à revisão periódica do desempenho organizacional. Uma avaliação anual de desempenho nunca deve substituir essas interações diárias de feedback informal.  

As duas têm funções diferentes - a avaliação de desempenho existe para atender a uma necessidade do sistema organizacional, enquanto o feedback diário apoia o desenvolvimento individual contínuo (inclusive o seu próprio).  

Nada deve ser abordado em uma avaliação de desempenho organizacional que não tenha sido discutido, de preferência várias vezes, em conversas informais de feedback diário. Além disso, nunca deve haver surpresas em uma avaliação formal de desempenho.  

Desenvolvimento da mentalidade de feedback  

Uma coisa é entender as práticas recomendadas para dar e receber feedback. Outra coisa é ter a coragem de adotar esses comportamentos na vida real. Portanto, esta seção tem como objetivo fazer com que você realmente tome coragem em suas próprias mãos e colha os enormes benefícios de se desenvolver mais rapidamente, desenvolver os outros mais rapidamente e construir relacionamentos mais fortes.  

Sejamos claros: acessar uma ampla gama de perspectivas de outras pessoas é a única maneira eficaz de entender nossos verdadeiros pontos fortes e áreas de desenvolvimento no mundo real, em vez de nossas crenças equivocadas sobre como achamos que somos vistos pelos outros.  

Entendemos que esse é um território desconfortável para a maioria das pessoas, especialmente para os chefes. Portanto, aqui estão três realidades para incentivar você a adotar a prática do feedback dos outros.  

1. Todo feedback é percepção  

Qualquer feedback individual diz mais sobre quem o dá do que sobre quem o recebe. Todos nós somos vítimas dos filtros e preconceitos que existem em nossas mentes. Como resultado, qualquer feedback que você receba é mais obscurecido pelos filtros de quem o dá do que pelo que você realmente fez. Todo feedback é percepção.  

Esperamos que isso ajude você a ouvir o feedback, por mais crítico que seja, como "a percepção dessa pessoa sobre um determinado comportamento". O desenvolvimento dessa perspectiva permite que você permaneça nessa mentalidade sem julgamentos quando ouvir algo que considere injusto ou impreciso. É tudo uma questão de percepção.  

Como o feedback é mais indicativo dos filtros de quem o dá do que do o seu comportamento, é de vital importância que você solicite feedback de várias fontes. Com o feedback de várias fontes, você pode fazer uma triangulação para avaliar os temas comuns que está ouvindo de várias perspectivas e que podem justificar uma ação.  

2. As pessoas pensam o que já pensam  

Em um de nossos workshops, Mike Jenner, da University of Exeter Business School, costuma perguntar: "Pense na impressão que você tem de mim". Depois de alguns segundos, ele diz: "Agora pense em uma impressão positiva que você tem de mim".  

O riso, ou a falta dele, pode ser um ponto de feedback útil sobre como o workshop está progredindo. Em seguida, vem a pergunta importante: "Seja qual for o pensamento que você teve, foi o fato de eu ter feito a pergunta que o levou a ter essa impressão pela primeira vez ou essa impressão já existia e a pergunta apenas a trouxe de volta à sua mente?" Pedimos a todos que escolham a categoria em que se encontram e depois pedimos que levantem a mão.  

Normalmente, mais de 90% dos participantes dizem que tiveram a mesma impressão. Evitar o feedback não significa que as percepções não existam; significa apenas que você não pode ouvir o que as pessoas pensam de você. As pessoas já têm uma opinião sobre você; pedir o feedback delas apenas lhe dá a oportunidade de ouvir o que elas pensam, para que você possa decidir se quer ou não fazer algo a respeito.  

Seu trabalho ao receber feedback é ouvir e aceitar que a outra pessoa tem uma opinião específica. Aceitar que ela tem uma opinião é muito diferente de concordar com essa opinião. Você deve ouvir e aceitar a opinião dela, sem julgamentos. Você não precisa concordar com ela.  

3. Nem sempre haja de acordo com o feedback 

Outro mal-entendido sobre o feedback é que, se você o ouvir, será obrigado a agir de acordo com ele. Isso não é verdade, especialmente porque qualquer feedback diz mais sobre quem o dá do que sobre quem o recebe.  

O mais importante para as pessoas é serem ouvidas, não o que você decide fazer em seguida. Um relacionamento com alguém é construído quando essa pessoa se sente ouvida, o que se consegue ouvindo sem julgamento. As ações que você toma como resultado dependem de você.  

No entanto, recomendamos que você reforce o valor que atribui ao feedback das pessoas divulgando e relatando o que fez ou não fez (e por quê). O mais importante, entretanto, é ouvir, não suas ações posteriores.  

Na Hays, estamos sempre aqui para apoiar você, portanto, entre em contato e deixe-nos ajudar você a entender melhor o mercado de trabalho. 

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