Seu currículo está desaparecido? Dicas para se destacar na busca por emprego em engenharia

4 min | Hays | Artigo | Procura de emprego Currículo e Cartas de apresentação

Uma imagem azul escura com a ilustração de um fantasma. Sobre fundo branco, há um texto que diz: Seu currículo está desaparecido? Dicas para se destacar na busca por emprego em engenharia

Como atrair a atenção de um recrutador logo de cara e se destacar da concorrência? 

Em mercados de engenharia competitivos como o México e o Brasil, destacar-se para os recrutadores exige mais do que listar habilidades técnicas. Trata-se de apresentar sua experiência de uma forma que seja clara, relevante e alinhada com o que os empregadores procuram. Caso contrário, seu currículo pode desaparecer silenciosamente do radar de um recrutador.

Então, como você atrai a atenção de um recrutador e evita desaparecer na lista de finalistas? Para responder a esta pergunta, compartilhamos dicas práticas para ajudar profissionais de engenharia a criar e atualizar com sucesso um CV e um perfil no LinkedIn que se destaquem e sejam notados.

CV vs. LinkedIn: O que os recrutadores veem primeiro?

A primeira coisa que um candidato deve fazer é perguntar-se qual deles o recrutador avaliará primeiro, o CV ou o perfil do LinkedIn?

Cenário 1: Você se candidata sem currículo

Se você usa a Candidatura Simplificada no LinkedIn Easy Apply ou um método semelhante que não exige o envio de um currículo, o recrutador provavelmente verá seu perfil do LinkedIn primeiro. Em alguns casos, os recrutadores também podem encontrá-lo através de buscas no LinkedIn se o seu perfil corresponder aos critérios de uma vaga, mesmo que você não tenha se candidatado.

Cenário 2: Você se candidata com um currículo

Se você se candidatar através de um portal de empregos, site de recrutamento ou diretamente em uma organização, seu currículo será analisado primeiro, seguido pelo seu perfil do LinkedIn.

Cenário 3: Você está cadastrado com um recrutador

Se você se cadastrou com um recrutador, ele normalmente começará pelo seu currículo para avaliar suas qualificações e, em seguida, verificará seu perfil no LinkedIn para obter contexto e atividades adicionais.

Lembrete

O seu currículo continua sendo a ferramenta principal para candidaturas de emprego. Ele deve oferecer um panorama claro e cronológico das suas habilidades e experiências, e explicar por que você é um forte candidato para a vaga. Apenas um perfil genérico no LinkedIn não fará isso.

Se você é um profissional de engenharia que deseja se destacar, personalize seu currículo da seguinte forma:

  • Atualize sua declaração pessoal para refletir seu interesse no setor e na organização.
  • Destaque apenas as habilidades, formação acadêmica e experiência mais relevantes.
  • Use palavras-chave da descrição do cargo, como “forte capacidade analítica”, em todo o seu currículo.

Se isso parece muito trabalhoso, envie seu currículo e nossos especialistas em engenharia entrarão em contato para ajudar você em sua busca por emprego.

LinkedIn: Uma forma mais atraente de exibir sua experiência

O formato visual e interativo do LinkedIn permite que você demonstre suas habilidades e personalidade além do que um currículo pode oferecer. Você pode destacar projetos, compartilhar artigos (blogs) e adicionar mídias que dão vida à sua experiência.

Os recrutadores usam cada vez mais ferramentas baseadas em dados para encontrar candidatos ativos e passivos. Manter seu perfil atualizado e interessante aumenta suas chances de ser notado.

Aqui estão algumas dicas para evitar que seu perfil no LinkedIn desapareça:

  1. Carregue uma foto atualizada e profissional.
  2. Adicione um título atraente que reflita com mais precisão sua especialidade e interesses, por exemplo, “Profissional de vendas de TI ambicioso, apaixonado por computação em nuvem e com três anos de experiência neste setor”.
  3. Certifique-se de que suas seções de habilidades e experiência estejam atualizadas e apoiadas por exemplos visuais, como vídeos, imagens, PDFs e outras mídias ricas.
  4. Inclua recomendações de outros profissionais da sua rede.
  5. Otimize seu perfil usando palavras-chave relevantes.
  6. Compartilhe conteúdo relevante para sua experiência e setor por meio de blogs ou atualizações.
  7. Curta/compartilhe/comente as atualizações de seus contatos.
  8. Participe de fóruns de discussão nos Grupos do LinkedIn.
  9. Conecte-se com pessoas da sua rede e peça recomendações e endossos.
  10. Quando apropriado, ajuste as configurações do seu perfil do LinkedIn para mostrar aos recrutadores e gerentes de contratação que você está “aberto a novas oportunidades”. 
  11. Certifique-se de que a ordem cronológica do seu histórico profissional descrito no seu perfil do LinkedIn corresponda ao seu perfil.

Pronto para impedir que seu currículo não desapareça?

Envie seu currículo hoje mesmo e deixe que nossos especialistas em recrutamento em engenharia te ajude além da melhoria do currículo. Desde orientação personalizada até suporte na integração, nós o ajudaremos a navegar por todas as etapas da busca por emprego e a se destacar tanto online quanto no papel.

Vimos demissões em massa, taxas de emprego em baixa histórica e tarifas trazendo mais incerteza ao cenário de trabalho. A Inteligência Artificial está nos forçando a repensar como é o trabalho tradicional.


articleId- 55982600, groupId- 63221