10 dicas para acelerar sua busca de emprego

8 min | Hays | Artigo | Procura de emprego

Muitos já perceberam que a busca de emprego é, muitas vezes, um trabalho em si e, embora as circunstâncias da busca por uma mudança possam ser muito diferentes umas das outras, uma coisa é certa: quanto menos tempo levar, melhor.  

Parece que, quando se trata de procurar emprego, nada parece ir tão rápido quanto você gostaria; (i) as candidaturas demoram muito, o recrutador não liga para você com a frequência e a rapidez que você gostaria e/ou as empresas demoram uma eternidade para ligar de volta (se é que ligam), (ii) o entrevistador sai de férias e deixa as entrevistas em espera, e a lista continua....  

Aqui estão algumas dicas para você experimentar ao procurar um emprego que podem facilitar muito a sua vida:  

1) Ligue primeiro  

Você passará horas e horas preenchendo formulários de inscrição ou tentando se candidatar a uma vaga que já foi preenchida há semanas. Certifique-se sempre de se candidatar a vagas que foram anunciadas recentemente e, se o anúncio for antigo, recomendo que você sempre ligue primeiro, pois isso economizará tempo e energia. Esta é uma ideia: "Acabei de encontrar um anúncio de emprego para sua empresa e estou muito interessado, você poderia me informar se ainda está aberto?"  

  

2) Crie você mesmo a conexão  

Você precisa entender que as pessoas que conseguem mais entrevistas são aquelas que ajudam os recrutadores e os recrutadores a fazer a conexão entre "isso é o que eu preciso" e "isso é o que o candidato pode me oferecer". Quanto mais fácil for para a pessoa que estiver analisando seu currículo, maiores serão suas chances de conseguir uma entrevista. Você deve entender que ninguém fará essa conexão por você, essa é sua tarefa.  

  

3) Procure internamente  

Se você está em um estágio em que sente que precisa de um novo começo ou está buscando uma mudança em sua vida profissional, não presuma que sair da empresa é a única maneira de conseguir isso. É possível que a mudança que você está procurando possa ocorrer dentro da sua própria empresa, o que economizará muito tempo e esforço, e você poderá propor mais facilmente à gerência uma estratégia em que a sua experiência seria um trunfo; afinal, você está na empresa há muito tempo e entende o que ela precisa.  

  

4) Não subestime uma boa carta de apresentação  

Se você acha que as Cartas de Apresentação são inúteis ou sem utilidade, é só porque não está fazendo isso direito. Ela pode ser um excelente complemento para o seu currículo, desde que seja brilhante e interessante, e declare claramente (i) quem você é, (ii) porque deseja trabalhar - especificamente - nessa empresa, (iii) e o que você pode trazer especificamente para essa empresa.  

  

5) Conheça o processo  

Se você vai jogar esse jogo, precisa entender o jogo. Você realmente sabe o que acontece quando você pressiona ENVIAR? Você sabe (i) para onde seu currículo está realmente indo? Ou (ii) quem realmente o verá? Infelizmente, a maioria não sabe, e tudo bem, isso não é algo que lhe ensinam na escola. E se eu lhe dissesse que, quando você se candidatar on-line a uma empresa, seu currículo será lido por um software? Você não gostaria - talvez - de saber como dar a volta por cima e contornar esse software? Em vez de continuar a perder tempo enviando seu currículo indiscriminadamente pela Internet, é melhor dedicar algum tempo para entender o que acontece quando você o ENVIA.  

  

6) Saiba como funcionam os mecanismos de busca  

Os mecanismos de busca ou sistemas automáticos de verificação de currículos não abrem exceções nem consideram áreas cinzentas durante o processo de verificação. Em vez disso, eles são projetados para pesquisar palavras-chave ou credenciais e decidir apenas SIM ou NÃO. Se faltarem palavras-chave ou se você omitir algo importante do seu currículo, provavelmente cairá automaticamente na pilha de NÃO. Uma maneira de evitar isso é descobrir se você tem um conhecido na empresa e tentar enviar o currículo diretamente para ele; as pessoas conseguem ver áreas obscuras, mas os softwares não.  

  

7) Seja estratégico ao perguntar  

A maioria de nós comete o eterno erro de abordar as redes de pesquisa de um ângulo direto e óbvio: "ei, preciso de algo, talvez não nos conheçamos, mas quero que você faça o seguinte para mim, serei muito atencioso". Infelizmente, dessa forma ninguém fará nada por você. Em vez disso, tente uma abordagem mais estratégica e se aproxime com curiosidade e interesse genuínos. Diga a eles que está procurando cargos com características X ou Y e que percebeu que eles têm essas funções em seus empregos atuais. Sempre comece perguntando se você pode fazer uma ou duas perguntas e, se a resposta for SIM, prepare perguntas sólidas e interessantes, sempre demonstrando apreço e interesse. Se tudo correr bem, deixe a GRANDE pergunta para o final.  

  

8) Aprenda a aceitar que esse é um processo imperfeito 

Isso é de fundamental importância para aqueles que começam a se irritar ao lidar com entrevistadores que não se interessam, com empresas que não ligam de volta, com recrutadores - não muito simpáticos - ou com qualquer outra situação incômoda inerente a essa tarefa nem sempre muito justa. De fato, isso nem sempre é justo, nem sempre há um motivo claro ou um prazo definido, mas se eles não conseguirem esquecer isso e seguir em frente, esse fardo sobre seus ombros sempre ficará evidente para aqueles que estão à frente deles, entrevistando-os, e sabotará suas tentativas de conseguir o emprego repetidas vezes. Mesmo que você veja coisas injustas ou até ridículas durante um processo, aprenda a esquecer e seguir em frente. Há muitos recrutadores excelentes e comprometidos nas empresas, você só precisa sair e encontrá-los.  

  

9) Prepare uma lista  

É curioso como apenas alguns candidatos preparam lista de possíveis empregadores. Tenho certeza de que todos podem facilmente dar uma classificação das cinco empresas onde prefeririam trabalhar. Comece por aí, anote-as e, em seguida, procure conhecidos que trabalhem nessas empresas, converse com eles e você terá um feedback imediato sobre a empresa. Essas informações serão muito úteis ao preparar sua estratégia.  

  

10) Se você definitivamente não conseguir encontrar um emprego, considere a possibilidade de criar um  

Essa opção pode não ser para todos e não precisa ser para sempre, mas pode ser uma ótima maneira de reverter uma busca de emprego longa e exaustiva e pode lhe dar uma brisa de paz de espírito monetária nesse meio tempo, além de ajudá-lo a recuperar a força mental necessária para continuar procurando. Algumas ideias são de consultoria em seu campo de especialização, ou pode até ser algo completamente diferente do que você faz. Quem sabe, talvez você descubra uma nova vocação em sua vida durante o processo. 

articleId- 61202972, groupId- 63221