Como escrever um bom CV

30 min | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira

Mulher digitando no computador

Como chamar a atenção de um recrutador - em um primeiro momento - e se destacar da concorrência?

Para responder a essa pergunta, a Diretora de Contabilidade e Finanças da Hays Reino Unido, Karen Young, responsável pelos recrutamentos no setor, compartilha as principais dicas sobre como criar ou atualizar seu currículo (CV) com sucesso.

Escrevendo um CV de sucesso: melhores dicas

Confira respostas para perguntas relacionadas à construção e atualização de currículo e descubra como se destacar da concorrência.

1. Qual é a diferença entre meu currículo e meu perfil do LinkedIn?

De acordo com Karen, a primeira coisa que o candidato deve fazer é se perguntar qual deles o recrutador irá avaliar primeiro - o CV ou o perfil do LinkedIn?

“A resposta a essa pergunta depende de como você se inscreve para uma função. Por exemplo, se a inscrição inicial de emprego não exigiu que o candidato enviasse um currículo (por exemplo, se estiver usando o LinkedIn Easy Apply), o recrutador poderá procurá-lo primeiro no LinkedIn após receber sua inscrição. Como alternativa, esse recrutador pode encontrá-lo no LinkedIn porque, embora você não tenha se candidatado ativamente a um emprego com ele, você atende aos critérios para a função para a qual está contratando.

Por outro lado, se o candidato se registrar com um recrutador ou se candidatar a um emprego usando o seu  currículo , seja por meio de um quadro de empregos, site de recrutamento, LinkedIn ou diretamente com a organização, o seu recrutador verá primeiro o currículo e, em seguida, é bem provável que ele pesquise o perfil do candidato no LinkedIn”.

Karen destaca que o currículo ainda é o principal meio para se candidatar a vagas de emprego e, por isso, deve servir ao propósito de fornecer ao recrutador um retrato real e cronológico das habilidades e experiências do candidato até o momento da candidatura.

Além disso, a especialista diz que o recrutador precisa saber o porquê de o candidato estar interessado e adequado a vaga ofertada e precisará de algo um pouco mais personalizado do que o perfil genérico do LinkedIn.

Portanto, se você é um profissional que deseja se destacar da concorrência, é importante que você adapte seu CV para se adequar aos tipos de funções para as quais está se candidatando.

Karen diz que essa adequação é possível seguindo alguns passos:

  • Ajustando sua declaração pessoal para descrever por que você deseja trabalhar para este setor e organização em particular;

  • Simplificando  suas habilidades, educação e experiência para destacar apenas as informações mais relevantes;

  • Identificar as palavras - chaves usadas para descrever as habilidades desejadas na descrição do trabalho, como "fortes habilidades analíticas", e garantir que elas sejam incorporadas ao seu currículo sempre que possível.

Questionada sobre o LinkedIn, a diretora de contabilidade e finanças diz que graças à natureza visual, flexível e interativa da rede social, é possível que o candidato dê vida a todas as suas habilidades e experiências e contar ao recrutador mais sobre quem ele é e o que procura.

“Você pode adicionar vídeos, blogs e também projetos diferentes nos quais está trabalhando, o que não pode ser feito facilmente em seu currículo”, explica Karen.

Segundo ela, um perfil forte no LinkedIn pode aumentar suas chances de ser abordado por um recrutador primeiro.

“Os recrutadores estão usando ferramentas de análise de dados avançadas para encontrar e se envolver com candidatos a empregos passivos e ativos adequados. Portanto, um perfil atualizado e atividades online frequentes podem certamente fazer com que você seja notado pelas pessoas certas”.

Aqui estão algumas dicas para ter um perfil do LinkedIn forte e envolvente, segundo a especialista:

  • Carregue uma foto atualizada e profissional;
  • Adicione um título atraente que reflita com mais precisão sua especialidade e interesses, por exemplo, “Profissional de vendas de TI ambicioso com paixão por computação em nuvem e três anos de experiência neste setor”;
  • Certifique-se de que suas seções de habilidades e experiência estejam atualizadas e apoiadas por exemplos visuais, como vídeos, imagens, PDFs e outras mídias avançadas;
  • Incluia endossos e recomendações de outros profissionais em sua rede;
  • Otimize seu perfil usando palavras-chave relevantes;
  • Compartilhe conteúdo relevante para sua experiência e setor por meio de blogs ou atualizações;
  • Curta / compartilhe / comente sobre as atualizações de sua conexão;
  • Envolva-se em fóruns de discussão nos Grupos do LinkedIn;
  • Conecte-se com pessoas em sua rede e peça endossos e recomendações;
  • Quando apropriado, ajuste as configurações do perfil do LinkedIn para mostrar aos recrutadores e gerentes de contratação que você está "aberto a ouvir sobre novas oportunidades";
  • Certifique-se de que a ordem cronológica de seu histórico de empregos traçada em seu perfil do LinkedIn corresponda exatamente à de seu currículo.

Resumindo, Karen diz que o CV ainda é a ferramenta de vendas pessoal mais importante quando se trata de conseguir um emprego, mas devem ser complementados por um perfil forte, profissional e ativo no LinkedIn - um que dê vida a todas as reivindicações que você tem em seu currículo e mostra tudo o que você tem a oferecer como pessoa e como profissional.

Se deseja obter mais dicas e conselhos de LinkedIn, o blog abaixo pode ser interessante:

Como se destacar no Linkedin

Como devo resolver as lacunas que tenho na parte do histórico de empregos do meu CV?

A maioria das pessoas têm algum tipo de lacuna em seu CV, seja devido a redundância, cuidado, viagens ou educação.

“É importante que o profissional reconheça e leve em consideração quaisquer lacunas em seu currículo - não há necessidade de esconder a realidade da situação. Portanto, uma dica é adicionar as datas e uma breve explicação à seção Histórico de empregos de seu currículo”, explica Karen.

“Você não precisa se aprofundar tanto ou dar muita razão para a existência de lacunas. O importante é que o candidato explique como está usando seu tempo de maneira proativa e produtiva. No caso de redundância, pode ser por meio de aprimoramento de habilidades, voluntariado ou trabalho no seu desenvolvimento pessoal, por exemplo. Essa também pode ser uma área que você cobre brevemente na seção de declarações pessoais de seu currículo”.

Como escrever um bom currículo se não tenho muita experiência?

Esse é um tópico que Karen já respondeu anteriormente.

É um desafio extremamente comum, especialmente quando se trata de traçar a seção de históricos de emprego em um currículo.

Neste caso, a especialista diz ser interessante incluir todas as  experiências do candidato, mesmo que não seja relevante para a função a qual você está se candidatando, como por exemplo, trabalhos voluntários ou empregos de meio período que teve durante os estudos. Incluir essas funções demonstrará sua ética de trabalho, habilidades transferíveis e empregabilidade.

“Liste sua experiência em ordem cronológica, sempre começando pela função mais recente e inclua o nome da empresa, o cargo e as datas de emprego. Abaixo, escreva algumas linhas detalhando sua função e, abaixo disso, uma lista com marcadores de suas responsabilidades e as principais habilidades adquiridas com o resultado, além de quaisquer destaques de carreira e conquistas. Se você puder criar um link para exemplos online de seu trabalho, melhor ainda”, orienta a diretora.

“Uma declaração pessoal também é um ótimo lugar para o candidato explicar o porquê se inscreveu para o cargo. Como ele pode não ter muita experiência profissional para abordar, ele pode usar isso para se apresentar e explicar como seus interesses, realizações acadêmicas e histórico de emprego ou suas principais habilidades se relacionam com a função para a qual está se candidatando. Por exemplo: “Sou formado em História e tenho grande interesse em seguir uma carreira de vendas. Durante minha graduação, recebi muitas notas em minhas habilidades de apresentação, e essa foi uma área em que obtive uma pontuação elevada. Também ocupei um cargo de meio período como assistente de varejo e, durante esse tempo, gostei de desenvolver minhas habilidades interpessoais e de atendimento ao cliente. Gostaria de aplicar minhas habilidades comunicativas e interpessoais a uma função de vendas mais desafiadora, onde teria espaço para crescer e me desenvolver como profissional”, explica.

Karen alerta ainda que é de extrema importância que o candidato resuma suas habilidades.

“Você pode achar que não tem muitas habilidades relevantes para incluir, mas terá aprendido muitas habilidades transferíveis que vale a pena destacar”, aconselha a profissional.

A profissional chama atenção para algumas habilidades que devem ser levadas em consideração:

  • Habilidades autodidatas: Você assumiu a responsabilidade de aprimorar suas habilidades de alguma forma enquanto estava desempregado? Do contrário, nunca é tarde para começar;
  • Habilidades transferíveis: Você pode nunca ter tido um emprego profissional antes. Mas, e as habilidades transferíveis aprendidas durante a experiência de trabalho, empregos de meio período ou educação? Por exemplo, usando o mesmo exemplo acima, um diploma de História pode exigir que você escreva uma série de ensaios e apresente ao seu professor. Durante este tempo, você terá desenvolvido algumas fortes habilidades de redação e apresentação;
  • Habilidades sociais (soft skills): Descubra suas habilidades pessoais, ou seja, as habilidades que refletem seus traços de personalidade e não podem ser realmente ensinadas, como ser naturalmente bem organizado e um solucionador de problemas. Reflita sobre quais características as pessoas sempre elogiam você, sejam seus professores, amigos ou família, e faça alguns testes de aptidão online gratuitos para descobrir mais sobre seus principais pontos fortes.

Ao escrever a seção de educação de seu currículo, Karen recomenda adicionar sua educação recente começando pelo último lugar que você estudou.

“Liste a instituição de ensino, as datas em que estudou lá, o título do curso e o tipo de qualificação e a nota que recebeu. Você também pode usar este espaço para incluir os diferentes projetos em que trabalhou na universidade, vinculando-os a quaisquer exemplos online e mencionando as habilidades que desenvolveu como resultado. Há ocasiões em que, se o histórico de sua carreira for muito limitado ou você não tiver nenhuma experiência de trabalho, deverá colocar a seção Educação acima do histórico de carreira”, orienta.

Caso o candidato não possua experiência, a especialista recomenda otimizar a sessão de Hobbies e Interesses de seu currículo.

“Esta seção não deve ser subestimada e pode dar a seu gerente de contratação uma visão sobre sua personalidade. Ao listar seus hobbies e interesses, lembre-se de incluir todas as atividades extracurriculares nas quais você esteve envolvido durante seu período de educação. Não tenha medo de entrar em mais detalhes nesta seção, falando sobre quaisquer conquistas individuais da equipe ou prêmios pessoais, além dos principais pontos fortes e habilidades que você desenvolveu durante esse tempo. Por exemplo, você pode mencionar como jogou pelo time de futebol feminino da sua universidade e como esse time chegou às semifinais dos campeonatos universitários nacionais”, afirma Karen.

“Também é possível adicionar um subtítulo intitulado ‘Informações adicionais’ ao final do currículo. Isso deve incluir quaisquer outras qualificações, licenças ou certificados que não façam parte de nenhuma outra seção do CV do candidato. Ou aqueles que não agregam muito valor à função para a qual você está se candidatando, mas ainda valem a pena mencionar (por exemplo, ser treinado em primeiros socorros ou ter uma carteira de motorista limpa)”, conclui.

Como posso otimizar meu currículo se tenho muita experiência?

Ter muita experiência é excelente. Mas, isso pode acabar sendo um problema na hora de atualizar o seu CV.

Se você é um profissional que se encontra nesta situação, é bem provável que você não tenha certeza de como otimizar as informações e destacar as mais relevantes para recrutadores e gerentes de contratação, e acabe se perdendo em um mar de cargos, habilidades, qualificações e experiência.

Então, aqui está o conselho que Karen dá para escrever um currículo conciso, mas impactante, caso você tenha muita experiência.

  • Seja implacável: Comece eliminando qualquer informação que simplesmente não seja relevante para a função ou setor. Destaque as principais habilidades e atributos necessários para o trabalho em questão. Após, examine a história de sua carreira. Você usou um espaço valioso descrevendo habilidades, atributos e responsabilidades de anos atrás, que não correspondem à função em questão? Se for assim, retire-os. Também não há necessidade de incluir sua educação infantil ou primeiros empregos em seu CV. Sempre tenha em mente que você precisa garantir que seu currículo esteja o mais atualizado possível.

  • Escreva seu CV tendo em mente o seu objetivo: Agora que você tem apenas as informações mais relevantes em seu currículo, é hora de garantir que ele se destaque o máximo possível para o recrutador. Como um candidato a emprego de nível sênior experiente, é vital que você escreva seu currículo com o seu objetivo em mente, e não bombardeie o leitor com tudo o que você já fez. Você corre o risco de potencialmente enterrar as informações mais pertinentes, o que fará com que o leitor perca rapidamente o interesse.

Karen também dá outros conselhos sobre como organizar o CV em caso de muita experiência.

Informações de contato

De acordo com a especialista, é interessante adicionar um link para portfólio online ou perfil no LinkedIn junto com o nome e detalhes de contato.

Vale lembrar que caso o candidato decida fazer isso, é preciso garantir que seu perfil do LinkedIn e currículo coincidam em termos de datas e cargos. Dessa forma, o recrutador pode obter mais informações se necessário e acessar exemplos de seu trabalho.

Afirmação pessoal

O que é realmente preciso para se destacar na afirmação pessoal é a proposta de valor do candidato. Qual é a sua proposta de valor?

De acordo com Karen, destacar o porquê um recrutador ou gerente de contratação deve continuar lendo seu CV bem como o que o candidato pode trazer para a empresa que nenhum outro pode oferecer é um ponto a ser levado em consideração.

“Fale diretamente com o leitor aqui. Você também pode usar esta seção para resumir realizações relevantes e notáveis ​​que você teve ao longo de sua carreira. Por exemplo, se se candidatar a um cargo de Diretor de Marketing, você mencionaria o tempo em que aumentou a receita em uma empresa específica em valor X, implementando uma campanha que envolvia Y e Z. Forneça ao leitor números e fatos concretos. Esta é uma ótima maneira de destacar quaisquer conquistas que não necessariamente ocorreram em sua função mais recente, em uma posição mais proeminente em seu currículo”, explica.

Habilidades

Liste suas principais áreas de especialização em forma de marcadores.

Karen recomenda utilizar a oportunidade para compilar qualquer informação que seja relevante para a função, mas sem ocupar um parágrafo inteiro.

“Uma dica é tentar formatar esses marcadores ao lado de seu CV, para não ocupar muito espaço valioso no corpo do currículo”.

Histórico de carreira

Liste o histórico de sua carreira em ordem cronológica reversa. Comece com sua função mais atual no topo.

“Forneça mais informações sobre sua função atual ou mais atual e menos informações quanto mais você retrocede em sua história de carreira. Se um emprego anterior era completamente irrelevante para a função para a qual você está se candidatando, mas você deseja evitar lacunas em seu currículo, basta listar o cargo, as datas e a empresa para a qual trabalhou. Isso economiza espaço em seu currículo, ao mesmo tempo que fornece informações de primeira linha”, aconselha Karen.

Simplifique a linguagem e o formato de seu CV

“Não use dez palavras para dizer algo que você poderia dizer em cinco. Vá direto ao ponto de uma maneira que seja fácil para o leitor entender e cause um impacto rápido. Use verbos de ação tanto quanto possível”, diz a diretora de contabilidade e finanças da Hays Reino Unido.

Karen também chama a atenção para o uso excessivo de blocos de texto. Segundo ela, isso irá “dissuadir o leitor”.

“Seu currículo deve ser fácil de ler e seguir, não importa quanta experiência você tenha. Além disso, evite terminologia específica da empresa que não se traduz para o leitor. Por último, revisão, revisão, revisão - você perderá instantaneamente a credibilidade se o seu currículo estiver cheio de erros ortográficos e gramaticais”.

A diretora e recrutadora relembra ainda que um CV é como um documento pessoal de vendas.

“Como um profissional experiente, você deve garantir que seu CV seja apresentado no nível certo e que apresente sua oferta da forma como está hoje, não há dez anos”.

5. Com que frequência devo atualizar meu currículo?

Conforme explicado anteriormente por Nick Deligiannis, Diretor-Gerente da Hays Austrália e Nova Zelândia, mesmo se você não estiver procurando ativamente por um novo emprego, é importante adquirir o hábito de atualizar seu currículo regularmente.

Então, por exemplo, se você aprendeu uma nova habilidade ou concluiu com sucesso um grande projeto em sua função atual, atualize seu currículo para refletir isso. Ao fazer isso, é importante quantificar suas realizações. Incluir resultados mensuráveis ​​ajudará a dar vida ao seu potencial para o leitor. Também é uma boa ideia atualizar seu perfil do LinkedIn ao mesmo tempo.

“Se você mantiver seu currículo atualizado, quando chegar ao ponto em que deseja encontrar um novo emprego, não há risco de esquecer os pontos-chave ao atualizar seu currículo. Atualizar regularmente seu currículo também pode torná-lo mais ciente de quaisquer habilidades ou lacunas de experiência que você tenha atualmente e que precisará preencher para dar o próximo passo em sua carreira”, explica Karen.

6. Atualmente, é preciso escrever uma carta de apresentação?

Para Karen, uma carta de apresentação é importante e necessária se: o anúncio de emprego declarar que uma carta de apresentação é necessária; o empregador, gerente de contratação ou recrutador solicitar uma; você estiver se candidatando diretamente a uma pessoa e sabe o nome dela; alguém o indicou a posição.

“Eu diria que é uma prática recomendada incluir uma carta de apresentação, mesmo que não seja necessária”, diz Karen.

Na opinião da especialista, o objetivo de uma carta de apresentação é permitir que o candidato se apresente melhor.

“Mencione o emprego (ou tipo de emprego) para o qual você está se candidatando (ou procurando) e mostre que suas habilidades e experiência correspondem às necessárias para realizar o trabalho. Isso irá encorajar o leitor a reservar um tempo para ler seu currículo”, aconselha.

“Pense nisso: se você estivesse abordando alguém no LinkedIn para se promover como um funcionário em potencial, você escreveria uma mensagem pessoal online cobrindo efetivamente os itens acima, que na verdade é uma carta de apresentação!”, reflete Karen.

Karen lista algumas dicas importantes para escrever uma carta de apresentação que o ajudarão a se destacar:

  1. Não apenas copie e cole seu currículo - adicione algo diferente, esta é sua oportunidade de se destacar;
  2. Personalize sua carta de apresentação para um trabalho específico e transmita seu entusiasmo pela organização em questão;
  3. Tenha orgulho de suas realizações e conquistas anteriores - atraia o leitor com uma conquista que se destaca e permite que você expresse paixão pelo que faz;
  4. Seja sucinto;
  5. Dirija-se ao gerente de contratação pessoalmente;
  6. Use palavras-chave da descrição do trabalho;
  7. Aborde quaisquer preocupações que eles possam ter sobre você - como a falta de habilidades ou experiência listada na descrição do trabalho;
  8. Revise sua carta de apresentação!

Você pode encontrar mais dicas e um exemplo de carta de apresentação de práticas recomendadas aqui.

7. Qual deve ser o tamanho do meu CV?

De acordo com a diretora da Hays Reino Unido, o tamanho do currículo depende da experiência do candidato e onde ele está no mundo.

Segundo Karen, a principal coisa a ter em mente ao escrever ou atualizar um currículo é que o profissional deve ser capaz de demonstrar e articular suas habilidades, sua experiência e seu potencial futuro para o leitor.

“Se você pode fazer isso bem em uma página, então uma página é ótimo”, afirma.

No entanto, a especialista explica que o comprimento médio de um CV é geralmente de cerca de duas a três páginas.

“Os empregadores não têm requisitos rígidos para a duração do currículo, mas garantir que ele tenha duas a três páginas ajuda o gerente de contratação a digerir sua experiência em relação ao cargo para o qual está contratando. Como mencionei anteriormente, há algumas coisas a ter em mente quando seu currículo estiver sendo lido. A primeira página deve conter as informações mais importantes sobre você e causar um impacto real. A segunda também é fundamental e, se você estiver em uma terceira página, use-a para as informações menos importantes, por exemplo, os hobbies e interesses e as seções de referência”, orienta a especialista.

8. Por que o resumo de habilidades é uma parte importante do currículo?

Na visão de Karen, a seção de habilidades de um currículo deve mostrar aos empregadores que o profissional possui as habilidades necessárias para ter sucesso na função.

“Freqüentemente, os empregadores prestam atenção especial à seção de habilidades para determinar quem deve passar para a próxima etapa do processo de contratação. Isso ocorre porque essas habilidades permitem que um empregador veja que você está qualificado para fazer o trabalho e também são essenciais para ajudar a garantir que seu CV e conjunto de habilidades sejam selecionados pela tecnologia quando uma organização ou recrutador usa um sistema de rastreamento de candidatos, por exemplo”.

Karen explica que o resumo de habilidades é uma lista com marcadores de habilidades relacionadas à função para a qual o profissional está se candidatando. Essas habilidades e qualificações profissionais relevantes também podem ser referenciadas na declaração pessoal e nas seções de histórico de emprego do CV e devem incluir as palavras-chave que o candidato escolheu na descrição do trabalho.

A diretora de contabilidade e finanças da Hays Reino Unido diz ainda para que o candidato se lembre de incluir tanto as habilidades técnicas quanto as habilidades básicas.

  • Habilidades técnicas: são as habilidades que você adquiriu ao longo de sua carreira profissional, que são necessárias ou desejáveis ​​para esta função, por exemplo: Codificação, proficiência em um idioma estrangeiro, análise de dados, orçamento, HTML, desenho CAD, legislação trabalhista, gerenciamento de projetos com credenciamentos como Six Sigma ou Prince 2 e pode incluir habilidades de sistemas técnicos, como proficiência em Microsoft Office (Excel, PowerPoint, Word , Outlook).
  • Habilidades pessoais: são seus atributos pessoais que permitem que você trabalhe bem com outras pessoas e atinja seus objetivos. Por exemplo: comunicação, tomada de decisões, gerenciamento de tempo, resolução de conflitos, solução de problemas, engajamento de partes interessadas e visão de negócios.

“À medida que o mundo do trabalho está mudando, algumas das competências sociais que os empregadores procuram estão se adaptando. E habilidades como criatividade, dinâmica social, pensamento cognitivo e crítico e a capacidade de trabalhar de forma independente estão em ascensão - muitos estavam de qualquer maneira, mas a pandemia global acelerou a necessidade de contratar mais pessoas com essas habilidades. Se você estiver travando neste estágio, pense nas habilidades transferíveis que você pode ter aprendido em funções anteriores ou enquanto estava estudando; por exemplo, você pode ter aprimorado suas habilidades de escuta na universidade. Além disso, pense em quando você tomou para si a tarefa de aprimorar suas habilidades de alguma forma - por exemplo, você pode ter aprendido a usar o WordPress ao escrever um blog pessoal”, conclui.

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