Metodologia DISC: Qual é seu perfil comportamental?
11 min | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira
Os perfis comportamentais são conjuntos de características e tendências que influenciam o modo como uma pessoa age, se comunica e se relaciona com os outros.
Um bom líder deve se esforçar para entender os seus liderados e, uma boa equipe, precisa de alguém que seja inspirador. Espera-se que esse líder antecipe reações do time e saiba planejar, distribuir e organizar todo o trabalho, para isso, é preciso conhecer principais perfis comportamentais.
Um modelo conhecido para descrever esses perfis é o DISC, que identifica quatro tipos principais de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Entendendo os perfis comportamentais
A maneira mais usual de avaliar um perfil comportamental é utilizando o método DISC. Este método é um modelo psicométrico feito através de um questionário e é amplamente utilizado para avaliar o comportamento e as emoções das pessoas no ambiente de trabalho.
Reconhecer os tipos de pessoas que compõem a sua equipe é uma maneira de compreender quais potenciais estão à sua disposição. Por meio desse diagnóstico, fica fácil perceber qual é a aptidão e o perfil dos profissionais para alocá-los em cargos adequados e traçar estratégias que visem o aumento da produtividade, a valorização das habilidades individuais e a satisfação do colaborador.
Vamos entender melhor os quatro principais perfis comportamentais, suas principais características e como eles geralmente trabalham.
1. Dominância (D)
Características principais: Pessoas com alto nível de dominância são ativas, assertivas, e diretas. Tendem a ser competitivas, decididas, e orientadas a resultados.
No trabalho: São líderes natos, mostrando uma capacidade de tomar decisões rapidamente e assumir riscos. Contudo, podem parecer insensíveis ou impacientes.
Comportamentos associados: Este perfil se caracteriza pela tomada de decisão rápida e assertiva, com uma natureza competitiva e orientada para resultados, além de ser proativo e estar sempre em busca de desafios.
Como trabalhar com este perfil comportamental: Este perfil reage positivamente a desafios e metas claras, necessitando de autonomia e espaço para tomar decisões.
2. Influência (I)
Características principais: Indivíduos influentes são extrovertidos, entusiasmados, e otimistas. Valorizam relacionamentos e são excelentes comunicadores.
No trabalho: São motivadores e inspiradores, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe. Podem, no entanto, carecer de foco e consistência.
Comportamentos associados: Este perfil é marcado por sociabilidade e habilidade de comunicação, demonstrando entusiasmo e otimismo, além de ter motivação para inspirar e influenciar os outros.
Como trabalhar com este perfil comportamental: Para este perfil, ambientes colaborativos e oportunidades para interações sociais são fundamentais, e o reconhecimento e validação de suas contribuições são aspectos importantes.
3. Estabilidade (S)
Características principais: Pessoas estáveis são tranquilas, pacientes, e geralmente preferem a consistência e a previsibilidade.
No trabalho: Contribuem para um ambiente de trabalho harmônico e são ótimas em seguir procedimentos. Contudo, podem resistir a mudanças e ser lentas para se adaptar.
Comportamentos associados: Este perfil destaca-se pela paciência e consistência, busca ativa por harmonia e estabilidade no ambiente de trabalho, além de possuir habilidade para escutar e apoiar os colegas.
Como trabalhar com este perfil comportamental: Este perfil prefere um ritmo de trabalho estável e previsível, evitando conflitos e mudanças bruscas.
4. Conformidade (C)
Características principais: Indivíduos conformes são analíticos, detalhistas, e orientados a regras e procedimentos.
No trabalho: São meticulosos e confiáveis, garantindo que o trabalho seja feito com precisão e qualidade. Entretanto, podem ter dificuldade em tomar decisões rápidas ou em ambientes mais caóticos.
Comportamentos associados: Este perfil demonstra atenção aos detalhes e precisão, adere estritamente a regras e procedimentos, e realiza análises cuidadosas antes da tomada de decisão.
Como trabalhar com este perfil comportamental: Este perfil valoriza a precisão e a qualidade, necessitando de tempo para analisar e revisar o trabalho cuidadosamente.
Com isso em mente, vale frisar que existem muitos outros elementos que aperfeiçoam ou prejudicam esse processo. De qualquer maneira, a análise dos perfis comportamentais é um passo importante para formar uma equipe de alto desempenho.
As vantagens de analisar os perfis comportamentais
Uma equipe de alta performance não é formada por indivíduos apenas, mas pela união de pessoas com habilidades complementares. Desta forma, a equipe fica equilibrada e uns conseguem ajudar os outros em diversos tipos de tarefas. Assim, ao analisar os perfis comportamentais das pessoas da sua equipe, você tem a possibilidade de ajustar competências, identificar lacunas e otimizar seus resultados. Além disso, há várias outras vantagens de adotar essa prática:
• Desenvolvimento pessoal: Ajuda as pessoas a entenderem melhor seus próprios comportamentos e como podem se adaptar para trabalhar eficazmente com os outros.
• Recrutamento: Auxilia na seleção de candidatos cujos perfis comportamentais são mais adequados para uma determinada posição.
• Gestão de equipes: Facilita a comunicação e colaboração dentro das equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
• Aumento da produtividade e redução do turnover: Colaboradores se sentem mais satisfeitos, uma vez que suas atribuições têm relação com as atividades que são mais facilmente desenvolvidas por eles.
A partir desse conhecimento, é necessário compreender que uma mesma pessoa pode se encaixar em mais de um perfil comportamental. Na verdade, essa situação é bastante comum e cabe ao gestor identificar qual é a personalidade dominante naquele indivíduo.
Vale ressaltar que o ser humano é complexo e, por isso, nossa personalidade é formada por uma combinação de características. É sempre recomendável utilizar o DISC em conjunto com outras ferramentas e métodos de avaliação para obter uma compreensão mais completa do comportamento humano.