Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Preocupado com a entrega da sua demissão? Não fique

Susie Timlin - Diretora Operacional, Investimentos do governo do Reino Unido

Parabéns, se você está lendo este blog, é porque recebeu a oferta de um cargo novo e promissor em outro lugar. Esta oportunidade lhe dará um pacote de benefícios melhor, mais responsabilidade e é realmente uma prova do seu trabalho árduo ao longo dos anos. Então, por que tem um gosto tão agridoce?

Provavelmente porque agora você se depara com o fato de que terá que entregar a sua demissão. Tudo está começando a parecer tão real, e você tem uma série de preocupações pairando em sua mente. Como faço para iniciar essa conversa com meu chefe? E se parecer desleal? Estou fechando portas? Neste artigo, pretendo identificar outras preocupações como essas e explicar por que elas realmente não deveriam estragar este momento emocionante para você.

Preocupação 1: Como faço para iniciar essa conversa com meu chefe?

Assim que recebeu a carta com a oferta de emprego, você disse ao recrutador que aceita de bom grado e assinou seu novo contrato. Agora é hora de marcar uma reunião com seu chefe para que você possa notificá-lo sobre sua demissão. Agende esta reunião o quanto antes, para resolver logo essa pendência e, enquanto isso, tenha em mente os pontos abaixo.

Preocupação 2: O que devo dizer durante a reunião?

Não se preocupe muito com a reunião em si. Nove em dez vezes, só será estranho se você fizer. Lembre-se de que seu gerente é um profissional experiente; ele já deve ter passado por essa situação antes e, portanto, é improvável que ache a reunião desconfortável.

É bem provável que seu gerente pergunte para onde você está indo e por quê. Em caso afirmativo, lembre-se de que deseja sair em bons termos e fale sobre os motivos pelos quais essa oportunidade é boa demais para ser rejeitada, em relação ao motivo pelo qual você não quer mais trabalhar para a empresa. Claro, se houver algumas questões sérias que você deseja levantar para o bem dos futuros funcionários, reserve algum tempo com o RH ou use sua entrevista de saída como uma chance de fazer isso anonimamente.  Esta reunião deve ser apenas para confirmar sua demissão, contar ao seu chefe sobre essa nova função e agradecê-lo pessoalmente por todo o apoio que lhe deram para chegar a esse estágio de sua carreira.

Preocupação 3: E se meu chefe ficar chateado?

Se você é um membro valioso da equipe e tem um bom relacionamento com seu chefe, pode ser difícil mascarar suas emoções. Nessa situação, não há problema em ser empático e expressar sua tristeza por ir embora também. Lembre-se, no entanto, de manter o equilíbrio e não perder de vista o que é melhor para sua carreira. Seu gerente seguirá em frente, esta é apenas sua reação humana natural a algumas más notícias. Para ser franco, eles vão superar isso.

Preocupação 4: Como reajo a uma contra-oferta?

Claro, se seu chefe gosta tanto de você, e os recursos permitem, eles podem muito bem fazer uma contra-oferta na forma de uma promoção, um aumento de salário ou ambos. Então, como você reage?

Faça o que fizer, não aceite nada nesse momento. Dê a si mesmo tempo para pesar suas opções e não tome sua decisão com base apenas no dinheiro. Em vez disso, pense em seus objetivos de carreira a longo prazo e em seu desenvolvimento pessoal. A sua empresa atual pode realmente atender às suas ambições? Se sim, por que eles ainda não fizeram isso? Sua nova oportunidade pode oferecer algo que sua empresa atual simplesmente não pode; seja uma mudança completa de setor, função ou tamanho da empresa? Ao longo de sua carreira, é importante sair de sua zona de conforto e obter uma mistura eclética de experiências em seu currículo. Você sabe disso. É por isso que você procurou outro emprego em primeiro lugar.

Eu sei que durante este período de angústia, um ambiente de trabalho familiar é um porto seguro e parece muito tentador agora, mas não deixe seu medo do desconhecido fazer com que a contra-oferta pareça melhor do que realmente é. Você sabe o que dizem: quem não arrisca não petisca.

Preocupação 5: Estou sendo desleal?

Assim que a ação for feita e as pessoas souberem que está indo embora, você pode sentir uma pontada de culpa, especialmente se tiver amigos no trabalho e um chefe que o apoia.

Lembre-se de que, se o seu chefe realmente o apoia, eles vão querer que você tenha sucesso. Eles verão esse avanço em sua carreira como um reflexo de suas habilidades de gestão de pessoas e certamente não o rotularão como desleal. Eles já estiveram em seu lugar uma vez, como você acha que eles chegaram onde estão?

Quanto aos seus amigos do trabalho, é claro, eles ficarão tristes quando você partir, mas amigos verdadeiros o apoiam de qualquer maneira. Você sempre pode ficar em contato e nunca se sabe quando seus caminhos profissionais se cruzarão novamente. Por agora, é hora de se colocar em primeiro lugar.

Preocupação 6: Estou fechando portas?

É altamente improvável que você feche qualquer porta se seguir meu conselho acima e manter seu profissionalismo a partir deste ponto. Não deixe seu desempenho cair, mesmo que você esteja saindo, e quando as pessoas se aproximarem para perguntar por que você está indo em frente, não fale mal da empresa. Em seu último dia, agradeça sinceramente a seus gerentes e colegas por tornarem seu tempo na empresa tão especial.

Depois de sair, mantenha contato com seus ex-colegas. Fique de olho nos próximos sucessos individuais ou de equipe e envie seus parabéns a eles, seja por e-mail, nas redes sociais ou até mesmo um cartão. Use o LinkedIn para dar a eles algumas boas recomendações e endossos, curtir e compartilhar suas atualizações e, no geral, manter-se atualizado como um excelente ex-colega de trabalho e uma forte conexão profissional para ter.

Esperamos que esse blog tenha ajudado você a identificar exatamente por que está preocupado em entregar seu aviso de demissão e por que esses medos devem ser substituídos pelo quadro mais amplo do que precisa alcançar em sua carreira. Lembre-se de que, quando se trata de objetivos de carreira mais amplos, você precisa ser estratégico e se colocar em primeiro lugar. Qualquer bom gerente sabe disso e deve apoiá-lo nesta nova etapa emocionante. Depois de olhar dessa forma, realmente não há necessidade de se preocupar em entregar seu aviso de demissão.

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.