Como lidar com o nervosismo ao começar seu novo emprego

2 min | Alex Shteingardt | Artigo | Ambiente de trabalho

Mulher no local de trabalho - Começar seu novo emprego

Começar um novo emprego pode lembrá-lo do primeiro dia de escola quando você era mais jovem, mesmo que você seja alguém confiante. Esse sentimento é totalmente comum.

Os nervos à flor da pele são uma resposta natural do corpo à mudanças e situações desconhecidas. No entanto, sentir um choque de nervosismo diante de momentos de mudança significativa também é valioso. Por exemplo, quando você começa um novo trabalho, uma dose controlada de nervos pode aumentar seu desempenho e garantir que você cause uma primeira impressão positiva desde o primeiro dia.

8 dicas para começar seu novo trabalho com sucesso

Aqui estão algumas dicas sobre como se preparar nos dias que antecedem o primeiro dia de trabalho:

1. Entenda que seu nervosismo será apenas temporário

Lembre-se de o nervosismo é apenas uma sensação momentânea e, dentro de alguns dias, você provavelmente estará se perguntando por que estava tão preocupado e ansioso. Então, em vez de se concentrar nesse sentimento, lembre-se de todas as coisas que o motivaram a aceitar esse novo emprego, incluindo a chance de embarcar em um novo capítulo de sua vida, conhecer novas pessoas e a chance de trabalhar em um lugar diferente e interessante. Este é definitivamente um momento da sua vida em que você deve se sentir animado!

2. Pare de se preocupar com o que seus novos colegas vão pensar

Resista à tentação de se esforçar para ser perfeito desde o primeiro dia, simplesmente porque você está ansioso para impressionar seus novos colegas ou porque acha que a perfeição instantânea é esperada. Esse tipo de pensamento de tudo ou nada é simplesmente irreal e não ajudará você a ter um desempenho melhor em seu trabalho a longo prazo. Lembre-se, você foi contratado por um motivo e escolhido entre todos os outros candidatos. Aceite que você levará algumas semanas e meses para se sentir confortável no seu novo cargo, e tudo bem. 

Você ainda não tem esse novo trabalho incrível? Nós estamos aqui para ajudar você a encontrar o emprego dos seus sonhos: procure agora 

3. Tenha uma mentalidade de crescimento

Uma pessoa com mentalidade de crescimento acredita que seus talentos podem ser desenvolvidos (através de trabalho árduo, boas estratégias e contribuição de outros). Portanto, encare seu novo emprego como uma oportunidade de aprender coisas novas e se desenvolver profissionalmente, em vez de algo que você deve temer. Em vez disso, repita para si mesmo que, mesmo que você ache seu novo emprego difícil no início, você aprenderá e resolverá facilmente todas as questões que surgirem. 

E não só isso, mas lembre-se que muitas vezes você abordou e superou as mudanças em sua vida de forma positiva. Você teve muitos "primeiros dias" no passado, então há uma boa chance de você passar por esse "primeiro dia" em particular com o mesmo sucesso. Adotar uma atitude positiva, determinada e com visão de futuro é fundamental para seus esforços para desenvolver uma mentalidade de crescimento e manter seu ansiedade à distância.


4. Mantenha a síndrome do impostor sob controle

Dissipe aquelas vozes em sua cabeça que dizem que "você não é bom o suficiente" e reafirme para si mesmo que você merece essa oportunidade. Não se esqueça que, dentre vários candidatos, você foi selecionado pelo seu novo chefe por causa de suas habilidades e experiência únicas que você pode trazer para a empresa. Portanto, em vez de se preocupar em não se atualizar ou se sentir inferior aos seus colegas, pratique essas afirmações positivas e lembre-se de como você estava animado quando te ofereceram o emprego para que você pudesse focar nessa mentalidade positiva em sua nova função. 


5. Crie uma comunicação eficaz com seu novo chefe

Sem dúvida, acalmar seu nervosismo será possível se você começar proativamente a forjar um vínculo e relacionamento com seu próximo chefe antes do seu primeiro dia. Por que não enviar um e-mail ou marcar uma reunião informal para expressar sua empolgação com sua nova função? Familiarize-se com quem supervisionará seu trabalho e discuta como você imagina o apoio deles para garantir seu sucesso em seu novo emprego.


6. Planeje uma atividade divertida antes do seu primeiro dia

Não precisa ser o dia todo, mas ainda pode ser muito útil para o seu humor investir seu tempo fazendo algo divertido no dia antes de começar seu novo trabalho. Pode ser encontrar seus amigos para almoçar, um passeio de bicicleta ou até mesmo assistir a um filme no cinema. A ideia é distrair sua mente da preocupação de que amanhã você começará seu novo trabalho. O exercício é uma ótima ideia, uma vez que libera substâncias químicas no corpo conhecidas como endorfinas, que aumentam a felicidade, a energia e aliviam o estresse.


7. Converse com seus amigos e familiares sobre como você está se sentindo

Quando você conversa com seus amigos e entes queridos sobre quaisquer preocupações ou pensamentos que você possa ter antes do seu primeiro dia em seu novo emprego, eles serão capazes de fornecer conselhos úteis e ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva. Isso, por sua vez, ajudará a garantir que você não se sinta muito perdido, sem esperança ou preso dentro de sua própria cabeça.


8. Esteja preparado

Preparar-se cuidadosamente permitirá que você reduza a ansiedade e vai te dar a segurança necessária para se sentir confiante. Seguindo a mesma estratégia que você usou nos primeiros dias de aula, organize sua roupa, pesquise suas opções de transporte e calcule o tempo que você irá gastar no trajeto, além de pesquisar mais a fundo sobre a empresa.

Assuma o controle de como você lida com seus nervos, para que você possa atingir todo o seu potencial no seu primeiro dia e causar uma impressão positiva desde o início.

Este novo capítulo na sua carreira é muito emocionante, e confiamos que essas dicas serão muito úteis para começar seu novo trabalho com o pé direito. 

Está à procura de um novo emprego? Encontre o emprego dos seus sonhos aqui.

Sobre o autor

Alex Shteingardt, Diretor Geral, Hays Polônia
Alex juntou-se à Hays Plc em 2008 com o único objetivo de lançar as operações da empresa de recrutamento líder mundial no mercado russo. Ao atrair algumas das principais pessoas do setor, as operações da Hays dobraram ano após ano. Atualmente, Alex lidera equipes em expansão, tanto em termos de áreas funcionais de contratação (como Contabilidade e Finanças, TI interna, etc.) quanto em termos de experiência no setor (como Petróleo e Gás, Recursos e Mineração).
Alex se formou em Economia pela Academia Estatal Russa de Economia Nacional. Iniciou sua carreira em 1996 como executivo de projetos de uma empresa internacional de engenharia. Sua carreira na empresa se estendeu por mais de 8 anos, chegando ao cargo de Diretor Geral da subsidiária russa. Em 2003, Alex juntou-se a um conhecido varejista europeu para iniciar operações na Rússia. Posteriormente, iniciou a sua carreira em recrutamento e seleção de executivos numa consultora pan-europeia de recrutamento executivo. 

articleId- 63221, groupId- 63221