Não conseguiu uma entrevista de emprego? [Saiba por que]

4 min | Hays | Artigo | Dicas para entrevista

Mulher pensativa

Você já atualizou seu currículo, seus perfis profissionais e passa horas procurando e se candidatando a oportunidades de emprego. Mesmo assim, você não recebe uma ligação ou convite para entrevista? Então talvez você esteja cometendo alguns dos seguintes erros abaixo.

Abordagem dispersa na busca por uma oportunidade

Você está se aplicando em qualquer lugar e para qualquer função que se aproxime um pouco de sua experiência e expertise? Se você não considerar o que você realmente quer e verificar se a posição é adequada para você, então é improvável que você consiga uma entrevista.

O processo de busca de emprego é sobre qualidade, e não quantidade. Por isso, leia a atentamente a descrição do trabalho e apenas se candidate a funções que se adequem a você e sua experiência profissional. Antes de enviar sua candidatura, tire um tempo para adaptar o seu currículo, remova informações que não sejam importantes para o papel e elabore mais sobre habilidades e experiências relevantes. Além disso, ajuste sua declaração pessoal para cada função que você solicita em suas redes sociais.

Desperdiçando o potencial das redes sociais

Hoje, ter um perfil no LinkedIn que você atualiza de vez em quando não é mais o suficiente. Você deve usufruir de todo o potencial das redes sociais na hora de procurar uma nova oportunidade de trabalho.

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Siga os perfis das empresas que você gostaria de trabalhar e fique atento às vagas abertas;
  • Comprometa-se com a sua rede: publique, curta, compartilhe e comente conteúdos relevantes;
  • Conecte-se com recrutadores e converse com eles;
  • Certifique-se de que todos os seus perfis estão atualizados nas redes sociais;
  • Adicione links para evidenciar o seu trabalho.

Além disso, lembre-se que você não precisa se limitar ao LinkedIn. Você pode usar o Instagram para mostrar seu envolvimento com seu setor e também através do Twitter você pode demonstrar sua experiência e interesses relacionados. Mas mantenha seus perfis profissionais e pessoais separados e, lembrando, não publique nada que você não gostaria que um gerente de contratação visse.

Você está escondido atrás de um computador

Os sites de oportunidades de trabalho e as redes sociais profissionais são ótimos lugares para você encontrar um emprego, mas não se esqueça da importância de interagir pessoalmente com as pessoas. Converse com sua rede de amigos, familiares e ex-colegas e veja se algum deles pode apresentá-lo a potenciais contatos ou dar algum conselho de carreira.

Além disso, participe de eventos da sua indústria e entre em contato com um recrutador sempre que possível. Você sabia que os consultores geralmente têm uma forte rede de clientes e colegas, e por meio deles você pode alcançar várias pessoas. Durante uma reunião presencial, um recrutador também pode ter uma ideia melhor de quem você é, o que está procurando e do tipo de local de trabalho que se adequa à sua personalidade e competências.

Esgotamento na busca por uma nova oportunidade

A busca por um emprego sabemos que pode ser cansativa, especialmente quando seus esforços não apresentam resultados positivos. Isso pode estimular você a se candidatar a mais posições, o que só te deixará mais frustrado e fará com que a qualidade de suas aplicações seja prejudicada.

Então, adote uma abordagem organizada e equilibrada. Faça pausas, veja seus amigos ou até mesmo vá para a academia. Encontre algo que o ajude a descontrair e assim, retomar sua pesquisa se sentindo descansado e focado.

Portanto, work smart, not hard. Ao fazer essas mudanças, o seu telefone certamente começará a tocar.

articleId- 55985168, groupId- 63221