Dicas para se sair bem na primeira avaliação de desempenho
4 mim | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira
Mesmo que você sinta que está se saindo bem em seu novo emprego após três meses, a única maneira de saber realmente é após a avaliação de desempenho com seu novo líder. Descubra como se preparar antes dessa importante reunião.
Preparação
Cada empresa aplica sua avaliação de desempenho de forma diferente, portanto, certifique-se de saber como será a primeira para não ser pego de surpresa.
Descubra:
-
Como seu desempenho será avaliado? Por exemplo, algumas empresas dão feedback com base em seus objetivos, enquanto outras têm classificações de 360°.
-
Como você deve se preparar antes da reunião - há algum guia ou documento na intranet que você deva ler primeiro?
-
Quem estará presente durante a reunião? Normalmente, será apenas o seu líder, mas algumas empresas solicitam que o profissional de RH também esteja presente.
Lembre-se
Pense em seus primeiros três meses na empresa e lembre-se de que essa primeira avaliação deve ser uma conversa de mão dupla sobre seu progresso e desempenho.
Confira as possíveis perguntas que podem ser feitas a você:
-
A realidade da função versus a expectativa.
-
As tarefas de que você mais gostou e que gostaria de realizar mais.
-
As tarefas com as quais você teve dificuldades e o apoio de que precisa para continuar.
-
Mudanças ou acréscimos de responsabilidade desde que você chegou à organização.
-
Seu progresso em relação às metas e aos objetivos,
Essa reunião não é apenas para que o líder avalie seu desempenho, mas também para que você tenha a oportunidade de dar feedback sobre como se sente em sua nova função e de que apoio precisa.
Comunique suas ambições de carreira
Sua primeira avaliação de desempenho não se trata apenas de analisar suas atividades, mas também de olhar para o futuro - o que você gostaria de ter alcançado antes da próxima avaliação? De quais habilidades e/ou conhecimentos você precisará e qual profissional da organização poderá apoiá-lo?
Não tenha medo de compartilhar suas metas com seu líder durante a avaliação de desempenho e peça conselhos sobre como alcançá-las. É importante ter uma conversa clara com seu gerente sobre suas ambições de carreira.
Durante a reunião
No início da reunião, seu líder pode primeiro pedir seu feedback. Seja positivo e profissional e, se tiver alguma preocupação ou problema a ser levantado com seu gerente, não deixe de sugerir soluções também.
Ouça atentamente os comentários do seu líder e anote os pontos em que pode melhorar, bem como o que está fazendo bem, e não tenha medo de pedir exemplos específicos se algo não estiver claro.
Depois de discutir seus objetivos, é importante pedir ajuda e orientação ao seu gerente para alcançar o resultado desejado nessa reunião. E, após sua primeira avaliação de desempenho, envie-lhe um e-mail com um resumo dos pontos discutidos e certifique-se de que vocês dois estejam alinhados.
Não sinta que precisa esperar até a próxima avaliação formal para falar com seu chefe novamente. Sua primeira avaliação de desempenho é uma boa oportunidade para estabelecer um diálogo aberto e contínuo sobre o progresso de sua carreira na empresa. No final da reunião, confirme quando será a próxima avaliação e como você poderá atualizar seu gerente sobre seu progresso.
Sua primeira avaliação de desempenho não deve ser temida. Venha com a mente aberta e uma ideia clara dos pontos que gostaria de compartilhar com seu gerente após os primeiros três meses na empresa.