Dicas para se sair bem na primeira avaliação de desempenho

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Mesmo que você sinta que está se saindo bem em seu novo emprego após três meses, a única maneira de saber realmente é após a avaliação de desempenho com seu novo líder. Descubra como se preparar antes dessa importante reunião.  

  

Preparação

Cada empresa aplica sua avaliação de desempenho de forma diferente, portanto, certifique-se de saber como será a primeira para não ser pego de surpresa.  

Descubra:  

  • Como seu desempenho será avaliado? Por exemplo, algumas empresas dão feedback com base em seus objetivos, enquanto outras têm classificações de 360°.  

  • Como você deve se preparar antes da reunião - há algum guia ou documento na intranet que você deva ler primeiro?  

  • Quem estará presente durante a reunião?  Normalmente, será apenas o seu líder, mas algumas empresas solicitam que o profissional de RH também esteja presente.  

  

Lembre-se

Pense em seus primeiros três meses na empresa e lembre-se de que essa primeira avaliação deve ser uma conversa de mão dupla sobre seu progresso e desempenho.  

Confira as possíveis perguntas que podem ser feitas a você:  

  • A realidade da função versus a expectativa.  

  • As tarefas de que você mais gostou e que gostaria de realizar mais. 

  • As tarefas com as quais você teve dificuldades e o apoio de que precisa para continuar. 

  • Mudanças ou acréscimos de responsabilidade desde que você chegou à organização. 

  • Seu progresso em relação às metas e aos objetivos,  

Essa reunião não é apenas para que o líder avalie seu desempenho, mas também para que você tenha a oportunidade de dar feedback sobre como se sente em sua nova função e de que apoio precisa.  

  

Comunique suas ambições de carreira  

Sua primeira avaliação de desempenho não se trata apenas de analisar suas atividades, mas também de olhar para o futuro - o que você gostaria de ter alcançado antes da próxima avaliação? De quais habilidades e/ou conhecimentos você precisará e qual profissional da organização poderá apoiá-lo?  

Não tenha medo de compartilhar suas metas com seu líder durante a avaliação de desempenho e peça conselhos sobre como alcançá-las. É importante ter uma conversa clara com seu gerente sobre suas ambições de carreira.  

  

Durante a reunião  

No início da reunião, seu líder pode primeiro pedir seu feedback. Seja positivo e profissional e, se tiver alguma preocupação ou problema a ser levantado com seu gerente, não deixe de sugerir soluções também.  

Ouça atentamente os comentários do seu líder e anote os pontos em que pode melhorar, bem como o que está fazendo bem, e não tenha medo de pedir exemplos específicos se algo não estiver claro.  

Depois de discutir seus objetivos, é importante pedir ajuda e orientação ao seu gerente para alcançar o resultado desejado nessa reunião. E, após sua primeira avaliação de desempenho, envie-lhe um e-mail com um resumo dos pontos discutidos e certifique-se de que vocês dois estejam alinhados.  

Não sinta que precisa esperar até a próxima avaliação formal para falar com seu chefe novamente. Sua primeira avaliação de desempenho é uma boa oportunidade para estabelecer um diálogo aberto e contínuo sobre o progresso de sua carreira na empresa. No final da reunião, confirme quando será a próxima avaliação e como você poderá atualizar seu gerente sobre seu progresso.  

Sua primeira avaliação de desempenho não deve ser temida. Venha com a mente aberta e uma ideia clara dos pontos que gostaria de compartilhar com seu gerente após os primeiros três meses na empresa. 

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