Lidando com sua primeira avaliação de desempenho sem estresse
9 min | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira
Quem nunca sentiu frio na barriga ao ter a sua primeira avaliação de desempenho no trabalho? Mesmo que você sinta que está indo bem em seu novo emprego, é natural sentir um certo nervosismo. Uma maneira de lidar com isso é se preparando para essa importante reunião. Por isso, nossos especialistas escreveram esse passo a passo para auxiliar você a lidar com sua primeira avaliação de desempenho sem estresse.
O que costuma acontecer durante a primeira avaliação de desempenho do colaborador
Normalmente, a primeira avaliação de desempenho do colaborador será uma conversa sobre seu desempenho desde o início da sua atuação na vaga. É uma oportunidade para você esclarecer dúvidas diretamente com seu gestor, assim como solicitar auxílio em determinadas atividades que você considera desafiadoras.
Lembre-se de que essa reunião é também uma oportunidade para você ter a chance de dar feedback ao seu gestor sobre como você está se sentindo em sua nova função.
Essas são alguns dos temas que costumam ser discutidos durante a reunião:
- Comparação entre expectativas e realidade do seu trabalho no dia a dia;
- Quais tarefas você conseguiu desempenhar bem
- Quais tarefas você teve dificuldade para concluir
- Atualizações sobre projetos relacionados a sua área
- Qual o seu progresso com relação às suas metas e objetivos
Dessa forma, é possível dizer que a sua primeira avaliação de desempenho é um momento importante na empresa. Por isso, é importante saber como lidar com essa situação. Logo abaixo, falamos sobre como agir antes, durante e depois da sua primeira avaliação de desempenho.
Antes da sua avaliação de desempenho: prepare-se!
Cada empresa realiza avaliações de desempenho de maneira diferente, portanto, vale a pena se preparar para saber se você está correspondendo às expectativas da sua equipe. Vale a pena tentar descobrir as seguintes informações:
● Como será avaliado o seu desempenho até agora? Por exemplo, algumas empresas podem realizar feedback baseado em objetivos, enquanto outras têm avaliações de desempenho de funcionários mais completas.
● O que você deve preparar antes da reunião? Existem diretrizes ou documentos que você precisa ler antes?
● Você definiu objetivos formais quando ingressou, sobre os quais precisa fornecer uma atualização?
● Quem estará presente durante a reunião? Pode ser apenas o seu gerente, mas algumas empresas podem pedir a alguém do RH para participar também.
Depois de entender melhor o que esperar, é hora de começar a pensar sobre o que você gostaria de obter dessa reunião e como comunicar isso da melhor maneira.
Durante sua avaliação de desempenho: comunique!
Se você se preparou usando as etapas acima, a reunião em si deve ser um processo direto. Seu gestor provavelmente irá iniciar a reunião pedindo o seu feedback primeiro. Seja positivo e profissional e, se tiver alguma preocupação ou dificuldade a relatar, demonstre pró atividade e sugira também soluções para eles.
Ouça atentamente os comentários do seu gestor e anote onde você pode melhorar, bem como o que está fazendo bem. Não tenha medo de pedir exemplos específicos se algo não estiver claro. Lembre-se, esse é o momento de obter informações claras e precisas sobre o que está funcionando e o que você pode melhorar. Junto a isso, é importante que você peça ajuda e orientação ao seu gestor para conseguir alcançar os resultados alinhados durante a reunião.
Vale frisar que sua primeira avaliação de desempenho não é apenas um olhar para o passado, mas também um olhar para o futuro. Por isso, não tenha medo de compartilhar suas metas profissionais durante a reunião. Peça orientações e dicas sobre como seria possível alcançar esses objetivos de carreira mais amplos.
No final da reunião, confirme quando será a próxima avaliação e qual é a melhor maneira de ir alinhando a sua evolução.
Após sua avaliação de desempenho: documente!
Após sua primeira avaliação de desempenho, envie um e-mail resumido dos pontos discutidos ao seu gestor. Isso vai ajudar a verificar se vocês dois estão realmente alinhados, assim como documentar os que foi combinado durante a reunião.
Depois dessa importante reunião, não pare de se comunicar com seu gestor. Sua primeira avaliação de desempenho é uma boa oportunidade para você estabelecer um diálogo aberto e contínuo com seu chefe.
Sua primeira avaliação de desempenho não precisa ser um momento estressante. Tente encarar a situação com a mente aberta, mapeando de maneira clara os pontos que serão abordados e qual mensagem você gostaria de transmitir ao seu gestor. Essa reunião é essencial para ajustar a sua trajetória dentro da empresa e para que você atinja todo o seu potencial!
Seguindo nossas dicas, você estará bastante preparado para esse momento importante e terá a oportunidade de orientar sua carreira nesta empresa na direção certa desde o início.