Como a tecnologia aumenta o envolvimento dos funcionários?

11 min | Hays | Artigo | Pessoas & Cultura

Vivemos em uma era tecnológica em que as ferramentas, muitas vezes, facilitam as mais diversas rotinas do nosso dia a dia. A era digital influencia nossas escolhas e está presente em diferentes setores, para nos atender nas mais diversas situações e desafios.  

A tecnologia está aqui para nos fazer otimizar nosso tempo, sermos muito mais produtivos e precisos. As ferramentas da humanidade evoluíram em todos os sentidos, mas será que ela pode gerar engajamento dos funcionários em uma mesma empresa?  

Uma pergunta muito interessante, que deve ser respondida em etapas. Convidamos você a ler nosso artigo e entender um pouco melhor essa possibilidade e, por que não, conhecer seu impacto dentro e fora de uma empresa. Então, vamos dar uma olhada em algumas perguntas!  

  

O que é engajamento quando se trata de funcionários?  

Os funcionários são contratados para assumir as mais diversas funções e interagir uns com os outros, o que muitas vezes pode levar a atender diretamente os clientes, sejam eles B2B ou B2C, com a intenção de ajudá-los e criar uma conexão. Outros estão com clientes internos para enfrentar um desafio juntos e entregar uma demanda, mas, em geral, precisam saber como trabalhar em equipe.  

Antes de falar sobre o engajamento dos funcionários, devemos pensar no engajamento individual com a própria instituição, mas o que é engajamento?  

Podemos ter várias respostas apontando para a mesma direção, pois o engajamento ainda é uma satisfação. Um bom gestor sente quando seus funcionários estão engajados e quando eles já estão distantes, não se apegam à empresa ou à própria equipe.  

Algumas empresas acreditam que um funcionário não deve amar o que faz, nem se sentir parte de uma família, mas que deve compor a equipe e realizar determinada ação, porque está sendo pago para isso. Isso, no entanto, depende muito dos valores reais da empresa contratante.  

Esses funcionários têm a função principal de se apropriar de determinadas responsabilidades, assumi-las e levá-las até o fim, agregando ideias, ações e disposição para isso. Essa é a atitude que todo líder gostaria de ver em cada funcionário, ainda mais em uma equipe.  

O engajamento dos funcionários acontece quando o líder sente que todos estão na mesma página, pois eles procuram se integrar melhor à equipe. Isso pode ocorrer de várias maneiras, como veremos a seguir, mas a mais importante é a união. Dizem que uma equipe bem estruturada e unida pode superar qualquer desafio e atingir qualquer tipo de meta que as verticais da empresa estabeleçam como objetivo.  

  

Qual é a importância do envolvimento dos funcionários?  

O engajamento dos funcionários pode, e deve, resultar em profissionais mais motivados, o que, além de retê-los em sua empresa, reduzindo a rotatividade, fará com que esses profissionais ganhem ainda mais.  

Uma equipe engajada é importante, tanto para a empresa contratante quanto para cada um dos funcionários que compõem essa equipe. Quando o individualismo cai e o espírito de equipe surge, todos crescem proporcionalmente mais.  

Muitas vezes, o atrativo vai muito além de ser bem remunerado, ter flexibilidade de horário ou algo do gênero. O engajamento é algo mais humano, sentimental, muitas vezes se você souber motivar seus funcionários e dar a devida atenção a cada um, você começa a gerar engajamento de forma natural.  

O clima da empresa é muito importante nesse sentido, ninguém se sente bem sendo pressionado desnecessariamente, passando por discussões sem sentido ou vendo apenas funcionários isolados se destacando enquanto você está submerso no anonimato.  

Investir no clima organizacional da empresa é fundamental, mas não podemos nos esquecer de que é ainda melhor promover determinadas ações que permitam a cada funcionário viver experiências positivas e únicas para sua carreira. Sentir-se bem no ambiente de trabalho é importante para melhorar o desempenho da equipe e pode acabar tornando-a mais produtiva, o que resultaria em inúmeros benefícios para a empresa.  

  

Quais são os benefícios de engajar os funcionários?  

O engajamento dessa equipe faz com que os famosos jobs sejam concluídos mais rapidamente, e isso acaba desenvolvendo profissionais que buscam muito mais a excelência, pois há uma troca de informações internas e experiências externas, muito mais eficazes na empresa.  

As vantagens são inúmeras para ambas as partes:  

  • Retenção de talentos: Graças ao comprometimento, é possível reduzir consideravelmente a taxa de rotatividade. Isso cria um vínculo de confiança entre os funcionários, que acreditam no crescimento dentro da empresa, e a própria empresa, que conhece o potencial do funcionário.  
  • Retorno financeiro: Com a retenção de funcionários, muitas vezes há um maior e melhor retorno financeiro, algo que faz sentido para que ambas as partes continuem evoluindo juntas no mercado.  
  • Aumento da produtividade: O comprometimento motivacional do funcionário com a empresa faz com que o indivíduo e até mesmo a equipe entreguem mais. Há mais esforço e comprometimento quando há comprometimento.  
  • Clima organizacional: A transformação do clima pode envolver os funcionários, mas os funcionários engajados também podem afetar positivamente o clima. Isso é natural e muito bom para o relacionamento de todos.  

  

Como usar a tecnologia a seu favor no engajamento dos funcionários?  

A era digital nos oferece várias possibilidades de engajar nossos funcionários. Aumentar a eficácia do desempenho de todos por meio da automação de processos pode fazer a diferença.  

A autonomia é uma grande chave para manter sua equipe engajada e pronta para os desafios mais complexos do dia a dia. O poder de tomar decisões e escolher caminhos faz com que o profissional seja quem ele é. A tecnologia traz autonomia e participação em atividades que o funcionário pode chamar de suas.  

Existem inúmeros tipos de sistemas, plataformas, softwares, módulos, aplicativos e ERPs que podem melhorar a gestão de dados, possibilitar um melhor planejamento estratégico, fortalecer as rotinas contábeis, administrativas, financeiras, comerciais, do marketing à operação da sua empresa. 

Comunicação eficiente: Seja em home office ou presencialmente, ter tecnologia para facilitar o feedback, responder a perguntas e obter orientações mais rapidamente pode mudar o cenário de muitas equipes.  

Histórias de sucesso: Ao apresentar ou convidar funcionários para dar depoimentos e registrar estudos de caso, você pode mostrar outras perspectivas e experiências no mesmo ambiente de trabalho.  

Treinamentos: Investir em tecnologias que possam aprimorar as habilidades de seus funcionários e instigá-los, mostrando que você se preocupa com a evolução deles e que é uma empresa moderna que pode oferecer mais treinamento, promove a retenção e o engajamento.  

Home office: Dependendo da situação, propor um home office é muito bem-vindo nos dias de hoje, pois demonstra que você é uma empresa flexível que pensa no bem-estar de seus funcionários e, graças à tecnologia, permite que eles façam seu trabalho diretamente de casa. Dar esse passo, mesmo que por alguns dias da semana em um formato híbrido, demonstra confiança no funcionário e um diferencial de mercado para a empresa.  

Gerenciamento de desempenho: Diversas tecnologias podem fornecer ao departamento de RH informações sobre seus funcionários, sejam elas técnicas ou pessoais. Ferramentas como essa medem o desempenho e o potencial de cada indivíduo, fornecendo análises interessantes e promovendo feedbacks regulares para entender a situação positiva ou negativa do funcionário e agir em conjunto para melhorar sempre.  

Automatize processos: Não há nada pior para o engajamento dos funcionários do que se sentirem improdutivos, seja por falta de aprovação, liberdade de autonomia ou processos operacionais excessivamente rígidos. Um bom RH pode e deve oferecer ferramentas para manter a rotina do funcionário fluindo.  

Feedback e lives: Desenvolver lives e propor a interação entre sua equipe pode trazer outra visão da empresa. O feedback é muito importante de tempos em tempos, isso não é apenas para que o funcionário se sinta importante e visto por seus chefes, mas para ter uma janela direta para que seja possível evitar as mais diversas situações e trocar notas sobre o que vem funcionando, o que poderia funcionar e o que pode ser evitado.  

Sucessão e carreira: Todo funcionário pensa e deve pensar em como será sua carreira. Ter uma ponte com os Recursos Humanos de sua empresa, uma conexão que o conforte e o desafie com um plano de carreira e sucessão é o melhor cenário. Existem softwares para esse tipo de planejamento e projeção futura para cada indivíduo dentro da empresa, ilustrando o que se espera a curto, médio e longo prazo.  

  

Seu departamento de RH está preparado tecnologicamente para engajar os funcionários?  

Como vimos ao longo do texto, engajar funcionários não é uma tarefa fácil, pois exige atenção e tato, mas se o seu departamento de RH tiver tecnologias estratégicas justamente para esse tipo de atuação, acelerando processos e evitando perdas, você pode acabar obtendo excelentes resultados.  

Agora é o momento de olhar para dentro da empresa, levantar os pontos principais, ouvir seus funcionários. Depois, vá ao mercado e procure a tecnologia certa para preencher essas lacunas e ajudar no envolvimento dos funcionários. Com a tecnologia certa, tudo é possível!  

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