Como realizar uma integração bem-sucedida de novos líderes
4 min | Hays | Artigo | Pessoas & Cultura
O recrutamento e a seleção de novos líderes é um processo complexo e demorado, mas sabemos que tão crucial quanto o sucesso desse novo profissional é o processo de integração, que muitas vezes é esquecido.
No entanto, sabemos que essas transições podem ser difíceis quando você não entende os aspectos práticos de como conduzir os negócios na nova empresa. A transição geralmente deixa o novo profissional vulnerável, sentindo que todas as suas ações estão sendo avaliadas, além de precisar construir uma reputação sem a rede de apoio que construiu em seu emprego anterior.
Perspicácia comercial: O líder deve ser capaz de priorizar rapidamente a atenção e a ação nos primeiros dias. Ele precisa de apoio para se atualizar sobre o mercado, a estratégia, o modelo de negócios, os principais desafios, a cultura e a tecnologia, entre outros.
Crie uma rede de suporte: Os primeiros dias podem ser muito estressantes porque não se sabe como as coisas vão funcionar na nova empresa. Criar uma rede de apoio para o novo líder, de modo que ele saiba a quem recorrer dependendo do problema, fará com que ele se sinta menos vulnerável.
Inteligência de equipe: Os líderes trabalham por meio de outras pessoas e precisam entender rapidamente a estrutura e a capacidade de sua equipe para gerenciá-la adequadamente. Receber um resumo da equipe que contenha informações sobre as funções que desempenham, bem como a última avaliação de desempenho, pode acelerar esse processo.
Trabalho em rede: Alcançar o alto desempenho leva tempo. É preciso tempo para construir relacionamentos por meio de conversas, para entender os pontos fortes de cada um, as preferências de trabalho e como obter o melhor de cada um. Portanto, ter um relacionamento sólido com o chefe e com os colegas é essencial para o alto desempenho do novo profissional.