5 dicas para preparar sua equipe para o futuro do trabalho 

12 min | Hays | Artigo | Liderança

O mercado de trabalho se baseia em estar em constante evolução como a sociedade que o cerca, mas como será o futuro do trabalho? É com essa pergunta em mente que leremos sobre a transformação exponencial do ato de trabalhar e seus pilares.  

Com uma sociedade cada vez mais moderna, a tecnologia permeia nossa rotina de forma muito positiva, automatizando processos e facilitando os mais diversos desafios cotidianos.  

O futuro é sempre incerto, por mais que CPFs e CNPJs planejem, as coisas acontecem e nossa perspectiva muda. Tudo isso gera discussões, preocupações e dúvidas sobre o que fazer, como fazer e para onde ir.  

Para ver nossa perspectiva e descobrir nossas 5 dicas para ajudar seu departamento de RH a preparar sua equipe para o futuro do trabalho, continue lendo!  

Quais são os 3 pilares do cenário atual para entender o futuro do trabalho?  

Diversos fatos têm impactado diretamente o futuro do trabalho e o mercado atual como um todo, como a parte econômica do país e do mundo, a crise da saúde como a triste e histórica pandemia dos últimos anos, os mais diversos problemas educacionais que interferem em prover o mercado com novos e capacitados profissionais, a desigualdade geográfica e demográfica, o crescimento ou diminuição da taxa de natalidade, a mortalidade e o aumento do desemprego, entre muitos outros pontos.  

Mas os 3 pilares que estão trazendo mudanças profundas para o futuro do mercado são:  

  1.  O trabalho em si  

  1.  Quem o realiza  

  1.  Como ele é feito  

Uma boa equipe de RH tem esse olhar para o mercado e o tato para procurar investir em tecnologias aderentes para atender a todos esses três pontos ao mesmo tempo.  

Dois grandes itens que estão sempre em pauta quando se trata do futuro do trabalho são a Inteligência Artificial e a velocidade com que os robôs estão evoluindo nas empresas que, quanto mais se desenvolvem, mais repercutem dentro e fora das possibilidades do mercado.  

Os funcionários, como em geral, temem ser substituídos por máquinas e algoritmos. É verdade que isso é um risco para o funcionário, mas à medida que as tecnologias evoluem para facilitar a operação de um funcionário, o mesmo acontece com os desafios e obstáculos.  

Diariamente, surgem os mais diversos e inimagináveis problemas para o alcance de metas e para a problematização de objetivos internos em empresas de todo o mundo.  

Nos segmentos de mercado. O ser humano, por não ser programado como a tecnologia, tem mais autonomia e criatividade para enfrentar e liderar seus colegas em situações adversas.  

  

O que podemos esperar do futuro do trabalho?  

O consumidor 5.0 quer ser único, com serviços cada vez mais rápidos e direcionados e demandas como a personalização. A sociedade 5.0 está buscando mais inclusão, sustentabilidade e uma qualidade de vida significativamente melhor. O futuro do trabalho não poderia ser diferente.  

Mesmo com a humanidade enfrentando um dos cenários mais perigosos e caóticos da história humana, uma pandemia, ainda estamos trabalhando remotamente, realizando eventos on-line, estudando e alimentando a transformação digital de uma forma nunca vista antes.  

O mundo e o mercado de trabalho não estavam preparados, mas conseguiram controlar, resistir, adaptar-se e responder às demandas. Evoluindo a cada adversidade e a cada dia que passa. A limitação geralmente alimenta a criatividade do gênio.  

Podemos esperar que, no futuro, a tecnologia deixe de ser apenas uma ferramenta e passe a ser a base sobre a qual tudo pode ser construído. O mercado contará com os millennials, a geração mais digital de todos os tempos, para colocar esse pensamento em prática, agindo de forma muito mais preparada do que as gerações anteriores.  

Nesse cenário, é importante entender que cada vez mais as máquinas substituirão o trabalho humano, mas serão necessários cada vez mais especialistas em outras atividades que ainda estão por nascer.  

O futuro do trabalho não será uma competição entre homem e máquina, mas uma aliança entre eles para alcançar algo maior e melhor para todo o mercado e, por que não, para a sociedade como um todo.  

  

Quais são as principais mudanças no futuro do trabalho?  

A educação corporativa deve dar um passo importante para que, cada vez mais, as empresas tenham força não apenas para sobreviver, mas para impulsionar seus negócios e engajar seus funcionários, retendo talentos e buscando tendências futuras.  

Obviamente a automação é a mais importante de todas, principalmente em empresas que ainda possuem tarefas muito mecânicas e repetitivas, isso não descarta o ser humano, apenas o ajuda a compor e executar suas tarefas de forma mais ativa e produtiva.  

A área da saúde também terá um impacto significativo devido às medidas preventivas que serão tomadas para evitar cenários caóticos como o que vivemos recentemente e também para cuidar melhor de nossos idosos, já que a expectativa de vida vem aumentando.  

Isso exigirá mais profissionais especializados - médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de saúde - com a tecnologia ao seu lado.  

E uma das principais mudanças será o uso muito maior da Inteligência Artificial pela humanidade. É claro que nada tira a empatia do ser humano e sua criatividade, mas a Inteligência Artificial pode assumir o controle de certos cenários e ter o poder de avançar a serviço do ser humano.  

  

Que características vemos no futuro do trabalho?  

  • A necessidade de investir em inovação: Isso sempre foi e sempre será importante. Se você se apegar ao passado ou ficar preso ao mercado, estará pedindo a falência. E inove não apenas para melhorar suas práticas de TI ou os funcionários em sua operação de front-end, mas também para inovar em recursos humanos, marketing e, é claro, nas áreas administrativa, comercial e financeira.  
  • Competência profissional: O mercado se aquecerá nesse aspecto e entendemos que se tornará muito mais atraente, o que tende a derrubar o mito do mesmo funcionário trabalhando há anos na mesma empresa. Você estará sempre em busca de novos desafios e melhor reconhecimento.  
  • Cultura da empresa: O departamento de RH tem a obrigação de incutir a cultura da empresa em seus funcionários. No entanto, para que eles se envolvam com a identidade e a direção da empresa, a cultura deve ser trabalhada em detalhes, abrindo o diálogo e o reconhecimento, e superando qualquer resistência interna ou externa ao seu posicionamento.  
  • Novas profissões: Há alguns anos, ninguém imaginaria o poder que as redes sociais trariam aos influenciadores, revolucionando os formatos de marketing e comunicação. Novas funções estão surgindo no mercado todos os dias, abrindo um leque de possibilidades. O futuro do trabalho nos reserva muitas novas funções e cargos.  
  • Comportamento do consumidor: Conforme mencionado acima, o cliente mudou consideravelmente e continua mudando a cada novo mercado. É importante para o futuro do trabalho entender essa curva evolutiva e saber como orientá-la e, por que não, antecipá-la. Tentar trabalhar na capacitação de seus funcionários pode se tornar essencial, seja para o atendimento direto ou nos bastidores, para que tudo aconteça de forma a enfatizar positivamente a jornada do consumidor e sua experiência com sua marca.  

  

Nossas cinco principais dicas para preparar sua equipe para o futuro do trabalho  

 

1 - Flexibilidade no trabalho   

Permitir que seus funcionários trabalhem remotamente e em horários diferentes pode ser muito mais produtivo para eles, além de melhorar os resultados de sua empresa e até mesmo ajudar a reter talentos. Isso traz bem-estar profissional ao oferecer um dos maiores e mais procurados benefícios da atualidade, o home office e o melhor horário para ambas as partes.  

2 - Desenvolvimento tecnológico  

A busca por profissionais qualificados sempre fará parte da agenda de qualquer setor de Recursos Humanos, mas será cada vez mais importante promover a qualificação desses funcionários, ainda mais se forem talentos que já tenham um histórico dentro da empresa. Nenhuma empresa pode se privar de sua evolução tecnológica por acreditar que seus funcionários não estão se atualizando com as novas ferramentas.  

3 - Globalização  

Tanto para sua empresa quanto para seus funcionários. Imagine que seus serviços no futuro do trabalho não precisem atuar apenas internamente em seu país. Graças à internet é possível atuar e atender todo o planeta Terra. É claro que isso depende do segmento e de como seria possível distribuir seus produtos. Para os funcionários, também é possível trabalhar em empresas que não têm um local físico ou PDV, nem é necessário ser do mesmo país. Isso mostra que o mercado aceitará novos formatos.  

4 - Aprendizagem   

Com um mercado como esse, a educação será essencial. A busca por cursos, graduações, MBAs e todo tipo de especialização será bem-vinda. A promoção do treinamento vocacional é o futuro e, graças às várias plataformas de educação virtual existentes, todos nós teremos acesso e estaremos constantemente aprendendo a nos preparar para o mundo tecnológico em constante mudança.   

5 - Propósito  

Aqui entra um aspecto mais subjetivo, mas de grande importância. A empresa deve entender melhor o que seu funcionário está buscando, da mesma forma que o funcionário entende até onde a empresa quer chegar. O alinhamento de propósito pode ser muito produtivo, pois impacta diretamente o engajamento de ambos os lados.  

  

Sua empresa está preparada para o futuro do trabalho?  

Como vimos ao longo do texto, o futuro do trabalho pode ser simples se entendermos o que está por vir e anteciparmos alguns passos. É claro que falar sobre o futuro traz algumas incertezas, mas é possível estudar caminhos e rotas para se posicionar e preparar sua equipe para o que está por vir.  

Agora é o momento de olhar para o mercado, levantar os principais pontos e buscar tecnologias que ajudarão seu departamento de RH a enfrentar o futuro de sua empresa e de seus funcionários. As possibilidades da tecnologia são infinitas! 

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