A importância de promover a diversidade nas empresas

10 min | Hays | Artigo | Responsabilidade Social Corporativa

Profissionais conversando

Falar sobre diversidade nas empresas tem se tornado uma ação cada vez mais comum. A desigualdade social é uma realidade muito presente no ambiente corporativo e, por isso, a importância de falar sobre o tema.

Muitas organizações já possuem uma estratégia consolidada com iniciativas e parcerias para inclusão de minorias, enquanto outras ainda precisam se adaptar a essa realidade.

Podemos considerar que os grupos de minoria são compostos por pessoas indígenas, mulheres, pessoas negras, pessoas com necessidades especiais, a comunidade LGBTQIA +, refugiados e até mesmo os idosos. Promover ações que incluam esses grupos nos mais variados cargos, é importante para acabarmos com o paradigma que vemos atualmente.

Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que grande parte das empresas gostariam de promover a diversidade entre seus colaboradores. Porém, ainda não fizeram a inclusão de negros, deficientes físicos, refugiados, ex-presidiários e pessoas com mais de 50 anos.

Ou seja, 87% dos entrevistados querem fazer a inclusão acontecer dentro de suas organizações, mas apenas 60% dizem que possuem um programa de inclusão em desenvolvimento.

Para ser uma empresa inovadora, é preciso dar oportunidade a todos os tipos de profissionais, sem distinção de cor, sexo, idade ou classe social.

No decorrer deste artigo, veremos a importância de promover a diversidade nas empresas e como fazer isso de forma efetiva.

O que é diversidade nas empresas?

Para começarmos a falar sobre o conceito, é preciso entender que a diversidade é uma realidade que está mais próxima do que imaginamos e que ela envolve muito mais que as contratações de pessoas com deficiência (PCD).

A diversidade está envolvida em um conjunto de características que tornam as pessoas únicas e singulares, sendo representadas seja por sua religião, orientação sexual, cultura, etnia, origem, idade, histórico de vida e capacidade física.

Muitos gestores acabam resumindo a diversidade ao ter colaboradores com as características acima àquelas aderentes às suas políticas, o que acaba sendo um equívoco.

Para que uma organização estabeleça um ambiente corporativo diverso, é preciso institucionalizar a pluralidade do capital humano, passando pela definição de quantidade de vagas para pessoas com deficiência até o reconhecimento de datas importantes, como a visibilidade LGBTQIA+ e consciência negra.

A diversidade nas empresas então pode ser definida como o ato de promover e reconhecer que os grupos de minoria possuem competência para ocupar os mais diversos cargos, assim como todas as pessoas.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas traz inúmeros benefícios para a sociedade e a empresa.

Além de incluir pessoas que fazem parte dos grupos de minoria, dando a elas a oportunidade de ingressarem no mundo corporativo, as empresas também saem ganhando ao promover a troca de experiências entre os colaboradores, resultando em um ambiente saudável e positivo.

Outro ponto importante da inclusão da diversidade nas empresas, é que quanto mais diversa é a organização, mais valor ela passa a ter na sociedade. Isso pode resultar em serviços ou produtos com maior valor agregado, além de promover novas ideias.

Quando uma organização passa a dar maior importância à diversidade, maior será seu entendimento em praticar o respeito e a valorização das diferenças.

Ao tornar o conceito da diversidade como parte da cultura da empresa, é possível enriquecer as ideias para auxiliar nos processos de planejamento e tomada de decisão.

Principais desafios da diversidade nas empresas

Ainda hoje enfrentamos vários desafios na promoção da diversidade nas empresas.

São problemas que envolvem a inserção de profissionais que pertencem aos grupos de minoria tanto em cargos de liderança como tanto em relação à igualdade na remuneração.

Lei nº 8.213, de 1991, mais conhecida como a Lei de Cotas, obriga empresas com mais de 100 colaboradores a preencher de 2% a 5% das vagas com pessoas com deficiência ou reabilitadas.

Porém, proporcionar um ambiente diverso não é apenas cumprir a lei à risca. Um negócio só é valorizado quando ele valoriza as pessoas.

As pessoas estão expondo cada vez mais o seu ambiente corporativo, o que acaba trazendo à tona vários problemas que precisam ser corrigidos o quanto antes. E a diversidade e inclusão é uma delas.

Como promover a diversidade nas empresas?

Assim como todo projeto dentro de uma empresa, promover a diversidade e inclusão exige um planejamento para ser colocado em prática.  Ter uma visão de longo prazo e acompanhar de perto cada etapa, pode resultar em resultados positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade.

Para saber como promover a diversidade em seu negócio, é só acompanhar a leitura.

Crie uma política de diversidade

Para ter um ambiente livre de preconceitos é preciso elaborar uma política de diversidade dentro da empresa, o que é considerado requisito básico.

É muito importante incorporar requisitos fundamentais de inclusão e é possível fazer isso por meio de:

  • Revisão de linguagem
  • Ações de integração
  • Conscientização
  • Promoção de eventos multiculturais

Essas e muitas outras ações podem ser implementadas para a construção de um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo.

Defina metas de diversidade

As metas de diversidade envolvem a estruturação do plano de carreira com uma estrutura de cargos e salários seguindo os padrões definidos previamente pela empresa.

Pode levar certo tempo até estabelecer esses indicadores, mas é uma ação necessária.

É possível, por exemplo, definir 3% das vagas da sua organização para pessoas indígenas, que hoje têm grande presença nas universidades.

Cada vez mais, a capacitação de pessoas pertencentes a grupos de minoria vem se tornando mais comum. Ou seja, as competências não precisam ser deixadas de lado para que essas pessoas façam parte do seu quadro de colaboradores.

Invista em comunicação interna

A comunicação interna pode ser uma grande aliada na promoção de um ambiente diverso e inclusivo.

O apoio à diversidade deve fazer parte não só dos valores da empresa, mas dos funcionários também. Por isso, trabalhar a comunicação dentro da empresa deve valorizar o respeito às diferenças.

Para construir um ambiente corporativo mais inclusivo que repete a preocupação em combater o preconceito, é necessário engajar os colaboradores para que se tornem porta-vozes dessa iniciativa.

Crie políticas de contratação

Os processos de recrutamento e seleção podem envolver várias etapas. Atualmente, existem técnicas e metodologias para que isso se torne cada vez mais justo, considerando mais os aspectos profissionais do que relacionados à imagem do candidato.

Um exemplo é o recrutamento digital de novos colaboradores. Neste caso, a triagem dos currículos e a avaliação das competências são realizadas via web, deixando a apresentação formal entre recrutador e candidato nas últimas etapas.

Há também o processo seletivo às cegas, para atração de novos talentos baseado nos critérios de diversidade estabelecidos.

Outra forma bem interessante e muito comum, é a terceirização de uma agência de recrutamento de candidatos que aplique o conceito de diversidade, também deixando as apresentações para o final.

Ou seja, temos disponíveis várias formas de contratação com base em competências profissionais. Agora, é preciso colocar em prática.

Sua empresa está preparada para promover a diversidade?

Como vimos no decorrer do texto, muitas organizações ainda precisam entender a importância da promoção da diversidade no ambiente corporativo.

Por mais que o número de profissionais capacitados que pertencem ao grupo de minorias esteja crescendo, ainda temos um longo caminho pela frente.

A cada dia mais colaboradores estão preocupados e interessados em fazer parte da mudança, o que é muito bom. Porém, o primeiro passo precisa partir dos gestores.

Como mostramos acima, elaborar um planejamento é o primeiro passo para que a diversidade aconteça. Ou seja, é fundamental estruturar os processos, definir objetivos e estabelecer metas. Assim, as chances de obter sucesso são grandes e cada vez mais recompensadoras.

A diversidade nas empresas é um tema urgente que precisa ser colocado à mesa sempre, independente do porte da empresa. Uma empresa inovadora, também pensa em acompanhar o mercado e todas as suas questões, incluindo principalmente o capital humano.

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