Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

4 dicas para implementar iniciativas de diversidade e inclusão de forma efetiva

Em parceria com Generation

Este ano, questões fundamentais emergiram mundialmente. Não somente enfrentamos uma pandemia que vem provocando mudanças significativas na sociedade, mas movimentos de diversidade e inclusão, como Black Lives Matter e #Metoo, ganharam força e escancaram a urgência do tema. Somado a este cenário, temos um dos maiores paradoxos mundiais: o desemprego entre os jovens. De um lado, muitas empresas têm vagas de entrada abertas, porém afirmam não encontrar mão de obra qualificada. Na outra ponta, com a crise do COVID-19, a Organização Internacional do Trabalho estima que mais de 300 milhões de empregos serão perdidos ao redor de mundo, sendo jovens, mulheres e minorias desproporcionalmente afetados.

Em pesquisa aplicada pela Hays para mais de 2.900 profissionais e 2.500 empregadores, vimos que 33% das empresas na América Latina ainda não contam com nenhuma iniciativa de diversidade e inclusão e que 57% dos profissionais afirmam que raramente ou nunca trabalham com pessoas de um grupo étnico ou racial minoritário. Apesar de discussões ao redor do tema estarem evoluindo cada vez mais, conseguimos perceber que ainda há um caminho importante a ser percorrido para garantirmos a equidade, diversidade e inclusão nas empresas e no mercado de trabalho como um todo.

Enxergando a importância de destacar este assunto, na Análise de Tendências & Salários, América Latina 2021, desenvolvemos um editorial em parceria com a ONG Generation, que atua como mobilizadora do ecossistema de empregabilidade, recrutando e capacitando jovens e trabalhando para promover oportunidades de inserção no mercado de trabalho a grupos considerados minorias sociais. Confira quatro dicas da Generation para a sua empresa implementar iniciativas de Equidade, Diversidade e Inclusão de forma efetiva e com sucesso:

1 | Líderes e gestores das organizações devem entender a importância da diversidade, e se comprometerem em realizar mudanças efetivas para a inclusão. Também é importante que a liderança atue como porta-voz do tema na organização, garantindo o engajamento dos funcionários com o tema.

2 | É importante ter representatividade nos cargos de liderança. Além de introduzir a discussão de temas importantes, ter gestores diversos reforça o comprometimento da empresa com a causa, traz uma perspectiva diferenciada para a tomada de decisão e ajuda a atrair e reter talentos.

3 | Alinhe as metas de diversidade à estratégia de negócio da empresa. Os objetivos de representatividade devem ser claros e disponíveis para todos, garantindo que contratações e promoções sejam transparentes, justas e que os talentos diversificados tenham acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento de carreira.

4 | Nenhuma prática discriminatória e assédio devem ser tolerados – todos os níveis da empresa devem estar comprometidos em combater microagressões e discutir o tema.

 

Leia o nosso estudo completo para ver estas e outras informações sobre diversidade e inclusão.

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.