Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Como ter sucesso em sua carreira em Life Sciences durante e após a pandemia

Chris Smith - Director of Life Sciences, Hays UK

A pandemia, ao mesmo tempo em que freia muitas partes da economia, ilumina a necessidade de um setor próspero e crescente de Life Sciences. O setor tem mostrado seu melhor lado em muitos aspectos – colaborativo, inovador e dinâmico. Não há dúvida de que isto cria oportunidades de carreira para aqueles que estão preparados para aproveitá-las.

Qual é o impacto da COVID-19 no setor de Life Sciences?

Já no dia 25 de março, um consórcio de empresas globais de Life Sciences, juntamente com a Fundação Bill & Melinda Gates, anunciou uma importante colaboração para acelerar o desenvolvimento, fabricação e entrega de diagnósticos, tratamentos e vacinas para a COVID-19. Quantidades maciças de financiamento governamental foram posteriormente prometidas para apoiar as organizações a bordo com a agenda. Os ciclos de investimento são longos, de modo que aqueles que obtiveram financiamento não devem diminuir em breve. Quanto a investimentos futuros, os primeiros sinais do mercado de IPO biotecnológico são encorajadores, quase sem desaceleração desde o ano passado, o que provavelmente dará confiança aos investidores.

Mesmo que o setor de ciências da vida se sustente, haverá mudanças no perfil que os investidores procuram. A tendência de investimento em terapêutica avançada e imuno-oncologia provavelmente se acelerará. O setor de diagnóstico também será beneficiado, com alta demanda por kits de testes. Considerando que o setor de ciências da vida como um todo é caracterizado pela escassez de habilidades em todos os níveis, sinto que devemos estar confiantes de que um alto nível de demanda por talentos permanecerá e oportunidades de carreira estarão lá para aqueles ousados o suficiente para aproveitá-las.

Cinco maneiras de impulsionar suas perspectivas de carreira na indústria de Life Sciences pós-COVID

  1. Assuma o controle e seja proativo. Pesquise as mudanças que estão ocorrendo em sua empresa e na indústria como um todo. Fale com seu gerente ou equipe de liderança sobre como as atividades internas estão mudando como resultado da pandemia, e pense em como seu conjunto de habilidades únicas pode apoiar essa transição. Apresente-se para uma mudança de função ou novas tarefas, para se alinhar com suas aspirações mútuas.
     
  2. Vá atrás da inovação. Seu conjunto de habilidades se desenvolverá em ritmo acelerado durante os próximos 18 meses se sua empresa estiver inovando em direção ao novo normal. Isto afetará seu valor de mercado potencialmente para o resto de sua carreira. Pense criativamente sobre como você poderá liderar a inovação dentro de sua organização e ajudar a empresa a superar novos desafios. Se sua empresa não estiver inovando, pense em mudar para uma que esteja.
     
  3. Aprimore suas habilidades em todos os sentidos. Certifique-se de que você é proficiente no uso de tecnologia remota e virtual e prepare-se para o mundo híbrido do trabalho. Aproveite a explosão dos cursos online para aprender novas tecnologias. Lembre-se também de se manter relevante, trabalhando em habilidades comportamentais relevantes para a nova era do trabalho; por exemplo, pensamento crítico, mentalidade de crescimento e inteligência emocional. Não se esqueça de documentar as novas habilidades que você aprendeu durante a crise – você pode querer adicioná-las ao seu CV e ao perfil do LinkedIn.
     
  4. Reflita sobre suas opções de carreira. Durante o isolamento, a maioria de nós teve a oportunidade de aproveitar um pouco mais de tempo. Esta é a oportunidade perfeita para dar uma boa olhada na trajetória de sua carreira e talvez responder algumas perguntas como: estou feliz em minha posição atual? Estou utilizando minhas habilidades? Estou indo na direção certa ou preciso mudar de rumo? Este também é um bom momento para atualizar seu currículo, incluindo experiências recentes e resultados quantificáveis gerados.
     
  5. Aprenda como se apresentar bem em entrevistas remotas. Anteriormente, processos de entrevistas que envolviam uma logística significativa, estão agora ocorrendo sem você precisar percorrer uma única milha. Mas reuniões virtuais não são iguais a presenciais, por isso você precisa ter certeza de estar em dia com a etiqueta e os aspectos técnicos das entrevistas remotas. Confira algumas dicas aqui.

O mundo sem dúvida mudou para sempre e todas as indústrias levarão tempo para se adaptar ao novo cenário pós-COVID. Entretanto, o setor Life Sciences não somente é robusto o suficiente para resistir à tempestade econômica, mas como também, como parte da solução, foi lançado aos holofotes globalmente em uma escala massiva. Devemos abraçar as grandes oportunidades que isto irá criar.

 

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.