Os líderes empresariais devem incorporar a sustentabilidade em suas organizações para atrair e reter talentos

4 min | Alistair Cox | Artigo |

Líder apresentando a próxima atividade

À medida que aumentam a conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de ação, mais e mais colaboradores querem trabalhar para empresas com metas significativas de sustentabilidade, diz Alistair Cox, o CEO da Hays, especialista líder mundial em soluções de mão-de-obra e recrutamento.

Um número crescente de pessoas quer trabalhar para empresas que possam demonstrar um compromisso com a sustentabilidade e uma mudança social positiva. Como resultado, incorporar e integrar a sustentabilidade na cultura do local de trabalho de uma empresa pode ajudar a atrair e reter talentos-chave em um mercado de habilidades curtas.

Em um blog recente, Alistair Cox fornece medidas para ajudar líderes empresariais a incorporar a sustentabilidade em suas organizações.

1.Evitando a lavagem verde

Greenwashing (em tradução livre: lavagem verde) é uma prática que as organizações utilizam para se fazer parecer que elas mais conscientes do ponto de vista ambiental do que realmente são. Para evitar ser acusado desta prática, Alistair aconselha as organizações a serem genuínas em suas ambições e cultura e também abertas sobre seus objetivos e progresso.

Alistair diz: "Garantir que você tenha uma verificação independente do seu progresso ajudará a evitar a lavagem verde. Na Hays, trabalhamos em conjunto com a Climate Partner, que nos fornece este aspecto e nos aconselha ao longo da nossa jornada para a Net Zero. Também nos reportamos à Carbon Disclosure Project (CDP) e ao Ecovadis, que fornecem classificações de sustentabilidade empresarial confiáveis".

Alistair acrescenta: "Para trazer valor verdadeiro e significado, em termos de negócio e nós, como líderes, devemos caminhar, conversar e nos alinhar por trás de nossos compromissos".

2. Comunique as oportunidades

A transição para uma economia verde está acontecendo na maioria dos setores, está criando novos empregos e a chance de aprender novas habilidades — apresentando vastas oportunidades para profissionais e empresas.

A mudança para um futuro mais sustentável fará com que as empresas contratem especialistas em sustentabilidade. Haverá uma necessidade de aumentar a mão-de-obra atual, por exemplo, quando os engenheiros elétricos terão de aprender a instalar a energia solar fotovoltaica e no paralelo as equipes de design aprenderão a adotar princípios de design ecológicos.

Alistair afirma: "Proporcionar aos seus colaboradores oportunidades de aprender novas habilidades e se envolver tem o potencial de desencadear uma gama diversificada de novas oportunidades de mercado, além de ajudar a resolver seus próprios desafios de sustentabilidade".

3. Liderando pela linha de frente

As organizações que lideram questões importantes, como a sustentabilidade, serão mais capazes de atrair os melhores talentos. As empresas devem garantir que seus líderes seniores estejam comunicando a jornada de sustentabilidade da organização para todo alcance dos negócios. Comunicar essas atualizações garante que todo a empresa seja acreditada e defendendo sua jornada de sustentabilidade.

Se isso for feito de forma eficaz, a contratação de gerentes pode fornecer informações aos potenciais recrutas quando são feitas perguntas sobre sustentabilidade na fase da entrevista. Alistair também encoraja as empresas a fornecer essas informações antecipadamente e a incluí-las nos sites de carreira.

Ele complementa que há algumas coisas a serem lembradas e a serem tomadas se uma empresa quiser melhorar a sua marca do empregador através da sustentabilidade. Por exemplo, as organizações devem fornecer aos seus colaboradores as ferramentas necessárias para aprender sobre a economia verde; devem comunicar eficazmente o seu percurso, garantir uma cultura inclusiva; devem evitar a lavagem verde e devem se alinhar aos seus compromissos.

Alistair conclui dizendo: "Como líder, você é a chave da garantia do sucesso de suas estratégias de sustentabilidade".

Sobre o autor

CEO da Hays

articleId- 55809623, groupId- 63221