Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

5 perguntas que você deve fazer para assegurar os melhores candidatos na nova era de trabalho

Gaelle Blake. Director of Permanent Appointments and Construction and Property, Hays UK&I

À medida que os governos em todo o mundo começam lentamente a aliviar as restrições, para muitos líderes, o foco agora está em como retornar ao crescimento ao operar em um cenário de incerteza. Este é um grande desafio, mas podemos enfrentá-lo se utilizarmos o ativo mais valioso de nossa organização – as pessoas.

As habilidades que você precisa considerar nos candidatos para impulsionar o crescimento de sua organização

As pessoas são o coração da sua organização. Portanto, é importante mapear quais novas funções precisarão ser criadas e quais novas habilidades você precisará para ajudar a concretizar sua nova visão para o futuro. Este é um dos tópicos que abordamos em nossa publicação - New era of Work: What to Consider Today & Tomorrow.

Depois de entender quais serão as necessidades atuais e futuras da força de trabalho, agora é a hora de iniciar o processo. Afinal, você tem uma janela de oportunidade, conforme explicado abaixo por nosso CEO:

  • O aumento do trabalho remoto e híbrido significa que novos pools de talentos podem ser abertos em diversos lugares, dando à sua organização mais acesso às habilidades de que precisa.
  • A pandemia permitiu a oportunidade de refletir sobre sua vida profissional, reavaliando como contribuem para o mundo por meio de seu trabalho e, essencialmente, o que desejam alcançar como profissional.
  • Muitos também devem estar pensando em como foram tratados por seu atual empregador durante esta crise, bem como as perspectivas de carreira de longo prazo disponíveis - alguns decidiram que agora poderia ser um bom momento para pensar em procurar uma nova oportunidade, ou pelo menos poderia estar mais aberto para ouvir sobre eles.

Perguntas que você deve fazer para garantir os melhores talentos na nova era de trabalho

Assim como acontece com as entrevistas presenciais, fazer as perguntas certas aos candidatos durante as entrevistas remotas é uma parte extremamente importante para encontrar a pessoa certa para a função para a qual você está contratando. Mas, agora você está contratando em um mundo diferente. Isso significa que é importante considerar se as perguntas que você faz durante as entrevistas de emprego também precisam ser revistas.

A seguir, cinco perguntas para realizar aos candidatos, enquanto você avalia se eles têm as habilidades certas para ajudar sua organização a prosperar na nova era de trabalho:

1. Você prefere trabalhar de forma independente ou como parte de uma equipe?

É cada vez mais provável que uma forma híbrida de trabalhar se torne mais comum após a pandemia. Por ‘híbrido’ queremos dizer: parte de uma equipe trabalhará no escritório e a outra parte trabalhará em casa. Esta será uma forma totalmente nova de funcionamento para muitas organizações. Portanto, ao entrevistar, é importante avaliar onde o candidato prefere passar a maior parte do tempo e em que ambiente ele pode agregar mais valor ao seu negócio.

Para muitos gerentes de contratação, "Você prefere trabalhar de forma independente ou como parte de uma equipe?" era uma pergunta comum na entrevista pré-COVID, mas a resposta dada no mundo pós-COVID, de repente, tem muito mais significado e importância à medida que entramos na próxima era de trabalho.

2.Durante a pandemia, como você mantem a sua motivação e a sua produtividade no trabalho remoto? 

Como nosso CEO explora em seu blog, o trabalho remoto pós-pandemia não será mais visto como uma "vantagem". A partir de agora, os candidatos vão exigir um maior nível de flexibilidade, o que significa que terão autonomia do empregador para trabalhar remotamente - seja de casa ou de outro lugar.

Durante a pandemia, grande parte dos gerentes ficaram satisfeitos com os níveis de produtividade de suas equipes. A maioria certificará de que muito disso se deve a flexibilidade dos funcionários de formar seus próprios novos hábitos e horários, ajudando-os a trabalhar da maneira que considerem mais eficaz.

Portanto, avançando para a próxima era de trabalho, é extremamente importante que você contrate candidatos que sejam produtivos, engajados e motivados, ao mesmo tempo que trabalha remotamente.

3.Durante a pandemia, como você mantem a sua motivação e a sua produtividade no trabalho remoto? 

A pandemia ressaltou a necessidade de as organizações garantirem que seus funcionários sejam ágeis, adaptáveis e tenham as habilidades necessárias para se adaptar aos desafios e oportunidades que surgiram com a transição repentina para o trabalho remoto.

Claramente, os funcionários precisam fazer sua parte, realizando treinamento personalizado e digital e, em última análise, incorporando uma cultura de aprendizagem ao longo da carreira em suas organizações. Mas, também é importante que os funcionários estejam comprometidos com seu próprio aprendizado e, que o aprimoramento contínuo se torne um hábito em sua rotina.

Portanto, faça esta pergunta aos seus candidatos para entender se eles estão comprometidos com sua própria aprendizagem ao longo da carreira e, em caso afirmativo, como a praticam. Além disso, você pode até perguntar a eles quais novas habilidades eles aprenderam recentemente de forma independente e como eles as aprenderam.

4. Conte-me sobre uma vez em que você sentiu que falhou.

As organizações estão mudando de direção, buscando novos mercados e clientes em potencial. Todas essas mudanças e incertezas significam que, sem dúvida, haverá solavancos ao longo do caminho quando você começar a realinhar sua empresa e o seu pessoal.

Estamos todos aprendendo à medida que avançamos nesse novo mundo do trabalho. Como Alistair Cox (CEO) menciona: “Não existe um manual de instruções ao qual possamos nos basear, nenhum texto da escola de negócios, nenhum guru de gestão, para nos assegurar que estamos tomando as decisões certas ou que estamos indo na direção certa. Podemos nos comparar uns com os outros, mas nenhum de nós jamais lidou com esse cenário antes, então estamos escrevendo o manual todos os dias e cada dia traz uma nova adversidade para lidar. ”

Para ter sucesso no futuro, a próxima era de trabalho exigirá um aumento da aptidão para a aprendizagem, como mencionamos acima, mas também uma sensação confortável fora da zona de conforto.

Então, ao pedir às suas entrevistas para explicar um momento em que falharam, você será capaz de avaliar se eles realmente se sentem confortáveis com o fracasso. Se, de fato, virem isso como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, enfrentando desafios com uma mentalidade de crescimento.

 5. Como você insere a criatividade em seu trabalho?

Como a transformação digital e a automação estão definidas para acelerar ainda mais a pós-pandemia, serão nossas habilidades humanas inatas que terão o maior valor e gerarão o maior impacto. Recentemente pesquisamos mais de 16.000 profissionais e empregadores no Reino Unido e, de acordo com as conclusões do Relatório de Insights de Mercado, quase metade (48%) dos empregadores afirmam que a capacidade de resolver problemas é a habilidade mais necessária em sua organização, e um quarto (25%) deseja criatividade.

Todas as funções, agora mais do que nunca, exigirão um elemento de criatividade, pensamento inovador e solução de problemas. Portanto, perguntar aos candidatos como eles inserem criatividade em seu trabalho se tornará cada vez mais importante. Por exemplo, isso poderia ser ao realizar um brainstorming com um colega, ouvindo um podcast ou até mesmo indo para uma caminhada para "desconectar", permitindo que a mente relaxe e dando a ela a liberdade e o espaço para pensar de forma criativa ou encontrar soluções mais rapidamente.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de perguntas da entrevista que acredito que os gerentes de contratação deveriam fazer aos candidatos durante a transição para a próxima era de trabalho. Claro, eu não cobri todas as bases aqui. Você pode, por exemplo, querer saber mais sobre o estilo de comunicação de um candidato - particularmente ao trabalhar em projetos complexos em equipes híbridas e dispersas. Ou talvez você queira saber se eles já são competentes no uso de ferramentas específicas que mantiveram seu negócio funcionando nos últimos dois meses, por exemplo, Zoom, Teams, Skype, Hangouts ou Slack.

Sua empresa mudou como resultado da pandemia, assim como seus profissionais - atual e futuro. Portanto, é importante que as perguntas que você faz durante a entrevista reflitam isso. Afinal, se você não fizer as perguntas certas, não contratará as pessoas certas para realmente ajudar a diferenciar sua organização na próxima era


 

 

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.