Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Lifestyle hacks: dicas para aumentar foco, produtividade, energia e alegria

Conforme você concilia sua carga de trabalho, talvez com o estresse adicional de ter que criar um padrão de trabalho híbrido trabalhando em casa e no escritório, você deseja: “Se eu tivesse mais duas horas por dia”?

Criar um equilíbrio entre as horas gastas em diferentes ambientes de trabalho e fazer coisas só para você pode parecer impossível, enquanto o próprio ato de tentar alcançá-lo pode deixá-lo sem energia. Além disso, no fundo você sente que é improdutivo apesar das longas horas que dedica, de modo que aquela voz inútil em sua cabeça diz que você é um procrastinador, deixando-o não apenas cansado, mas também desmoralizado.

Se você pesquisar online por ‘dicas de produtividade’, verá que ser produtivo, ou ‘em pico de fluxo’ se reduz a muitas coisas, incluindo:

  • A importância da gestão de energia
  • Impulsionadores de energia cognitiva, física e sensorial
  • Estar centrado e mudar sua mentalidade
  • Dicas de produtividade de fluxo de trabalho

Pensando nisso, compartilhamos as melhores dicas de estilo de vida - as chamadas lifestyle hacks - para te ajudar a aumentar o foco, a produtividade, a energia e a alegria.

4 lifestyle hacks para adotar no seu dia a dia

1. Melhorando seus níveis de energia por meio da dieta

Em 2019, mais de 100 milhões de americanos (1 em cada 3) citaram a depressão como um problema.

As causas da doença são muitas e podem comprometer seu foco, energia e alegria. Porém, algumas dessas causas podem ser físicas, sendo preciso ficar atento a:

  • Deficiência de vitamina D;
  • Deficiência de Ácido Fólico;
  • Deficiência de vitamina B12;
  • Intolerância à glúten;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Gorduras ômega 6 de óleos processados.

Uma dieta rica em açúcar e amido e pobre em gordura é extremamente prejudicial. O cérebro adora gorduras saturadas. Eles não são chamados de ácidos graxos essenciais à toa!

Para obter uma nutrição ideal, você precisa incluir alimentos integrais, alimentos vegetais, gorduras saudáveis, gorduras Ômega 3 (abacates, nozes, sementes), proteína animal alimentada com grama ou proteína natural que fornece aminoácidos, além de óleos bons (por exemplo, coco).

Nos mostre uma criança na praia e mostraremos alguém que corre para a água em algum momento ou brinca com ela. Parece que somos naturalmente atraídos pela água, talvez porque 97% de nossos corpos sejam feitos dela.

A água é essencial, mas poucas pessoas a bebem o suficiente, levando à desidratação. Antes de sentir sede, você experimentará muitos sinais que são menos perceptíveis. Isso inclui letargia, falta de concentração e menor tolerância ao estresse.

Beba em média 8 a 10 copos de água por dia. Comece a substituir outras bebidas (por exemplo, chá e café) por água durante o dia. Não beba cafeína após o almoço, pois isso afetará negativamente o seu sono. As bebidas dietéticas devem ser evitadas por completo, pois contém aditivos que o corpo se esforça para remover.

Às vezes, confundimos fome com sede. Beber um copo grande de água meia hora antes de comer diminui o apetite, mas não o beba com a comida. Isso vai diluir as enzimas digestivas naturais em sua boca e retarda a digestão. Se você está entediado com a água, experimente chás de ervas.

2. Exercício para maior foco

Nossos corpos foram projetados para se mover, e agora não nos movemos o suficiente. Certifique-se de que está se movendo a cada hora, alongando-se ou caminhando, e adicione alguns exercícios à sua rotina todos os dias. Se você realmente sente que sua cabeça está em um torno, coloque um pouco de oxigênio em seu sistema rapidamente, encontrando um espaço privado, espreguiçando e bocejando deliberadamente por um ou dois minutos.

Um dos bloqueios mais comuns para as pessoas que reservam tempo para se exercitar é que elas simplesmente não se sentem motivadas o suficiente para fazê-lo. Você precisa descobrir o motivo para isso:

  1. Anote todos os motivos pessoais pelos quais você gostaria de ter uma boa aparência e se sentir melhor com os exercícios.
  2. Agora anote todas as consequências possíveis de não se exercitar.
  3. Reserve um momento para pensar como ficar melhor e ser mais saudável o fará se sentir.
  4. Agora, reserve um momento para escrever como os resultados de não se exercitar farão você se sentir.
  5. Em seguida, descubra como você pode tornar o ato de se exercitar divertido.

Além dessas dicas, precisamos te lembrar que acompanhar o progresso do seu exercício também é fundamental. Mais importante ainda, anote seus níveis de energia em pontos do dia (escala de 1 a 10) e registre as mudanças.

3. Recarregando as energias durante o sono

O sono permite que seu cérebro relaxe e integre seu dia. Ele elimina o estresse, ajuda no aprendizado e encontra respostas para os problemas. Quando você dorme, seu corpo relaxa e se acalma suavemente, sua frequência cardíaca diminui e a temperatura corporal diminui à medida que você libera a tensão e baixa a guarda.

Não dormir o que você precisa afetará sua saúde física e mental, bem como quaisquer medidas para aumentar o foco no trabalho. Além disso, pode aumentar o estresse e a ansiedade e ter um efeito negativo no seu humor e na sua capacidade de concentração e produtividade.

Para garantir uma boa noite de sono:

  • Prepare seu quarto para dormir (escuro e silencioso);
  • Remova o máximo de dispositivos digitais possível;
  • Tenha uma cama limpa e confortável;
  • Prepare a sua mente para encerrar através de um ritmo regular de sono - vá para a cama e levante-se aproximadamente à mesma hora todos os dias, associando a sua cama ao sono (não à televisão, à comida ou ao trabalho!);
  • Prepare seu corpo para a calma (evite álcool, cafeína, cigarros, comida nas horas antes de dormir. Evite esportes intensos nas horas antes de dormir. Faça uma desintoxicação mental antes de dormir, anotando tudo o que está em sua mente e, em seguida, coloque essa lista à parte);
  • Use o hack de reunião de diretoria de 12 horas. Se você acordar às 2h com algo em sua mente, escreva imediatamente e diga ao seu subconsciente: "Obrigado por isso. Vou agendar uma reunião do conselho comigo mesmo em 12 horas às 14h, quando estiver totalmente acordado e capaz de lidar bem com isso ”.

Em seguida, prepare-se para o amanhecer com um copo de água ao lado da cama, que você pode beber para reidratar o corpo quando acordar. Além disso, acorde com um agradável alarme ou música calmante, medite ou faça uma afirmação matinal dando as boas-vindas ao dia e encontrando dez coisas pelas quais ser grato.Até agora tudo bem.

4. Maior foco e produtividade no trabalho

Agora você está no trabalho, hidratado, tendo dormido bem e comido com sabedoria e ainda descobre que conforme o dia fica mais agitado e você está prestes a fazer "a coisa" o telefone toca. E então, só mais tarde você se lembra que “a coisa” nunca foi feita.

A maioria dos trabalhadores passam seus dias fazendo malabarismos com dezenas de tarefas e projetos ao mesmo tempo, enquanto são constantemente bombardeados por outros. Sem uma forma eficaz de priorizar, editar e armazenar todas essas tarefas, elas literalmente permanecem “na sua mente”, criando uma opressão de pensamentos turbulentos.

Isso, por sua vez - apesar de seus melhores hacks de produtividade - dificulta que você mantenha-se focado e resulta em uma incapacidade de se concentrar totalmente no trabalho em mãos, ou em uma tarefa que você quase consegue terminar tudo em um dia só, quando na realidade você gasta o dia todo fazendo isso e quando chega o fim do expediente,  você só quer se desligar e esquecer de tudo.

Todas as tarefas inacabadas girando em torno de sua cabeça, são, de acordo com o filósofo Matt Serna: “ciclos abertos”, e seu cérebro irá lembrá-lo constantemente, quer você queira ou não. Isso é perturbador; você não pode esperar um foco maior quando pensamentos como "lembre-se de desparasitar o gato" continuam se intrometendo.

Na verdade, de acordo com "o efeito Zeigarnik", a mente tem uma tendência natural para retornar às tarefas incompletas. É um produto de "ciclos abertos" que impedem sua mente de fazer seu trabalho de forma eficaz, distraindo você com outras tarefas e questões não resolvidas. Sua mente continuará sendo inundada com esses lembretes inúteis até o final da noite (impedindo você de desligar o sono em casa) e, em seguida, se intrometendo no sono, levando a mais exaustão mental e sobrecarga.

A solução é fechar os loops. Remova a carga cognitiva de ter que decidir o que fazer e quando com algumas ferramentas simples de organização de tarefas. Isso pode incluir diariamente:

  • Um simples pedaço de papel com todas as suas tarefas anotadas nele;
  • Analisar todas as tarefas e itens que você tem e realçá-las com um marcador vermelho, amarelo ou verde e (sistema RAG); onde vermelho = urgente, amarelo = importante, mas não urgente e verde = não precisa ser feito agora.
  • Um método fácil de priorização de tarefas, como a Matriz de Eisenhower.

Então, a cada semana, crie uma lista de verificação de fechamento de loop, levando em consideração os seguintes itens:

  • Tarefas que não são mais necessárias e podem ser excluídas;
  • Ações não necessárias no momento, mas que pode ser preciso fazer algo a respeito posteriormente. Para isso, uma dica é criar um arquivo “aguardando resposta” e analisá-lo semanalmente;
  • Informações que você pode precisar mais tarde, como o orçamento de um projeto que você planeja realizar. Lembre-se de colocar essas informações no arquivo de referência correto.
  • Se você ainda precisar realizar a ação ou houver mais informações necessárias na preparação para ela, crie um painel de projeto compartilhado usando o sistema da sua empresa. Em seguida, tenha uma lista de projetos mestre (com projetos que variam de: concluir meu curso online, pagar pelo final de semana fora, etc);
  • Se for uma ação única e não urgente, coloque-a em seu calendário com um plano específico de hora e data para fazê-la.

Isso pode se estender a todas as séries que você baixou e nunca assistiu. Exclua-os ou reserve um tempo para assisti-los. Ao assistir ao terceiro episódio de sua série favorita, você pode chamá-lo de boa saúde mental!

Por fim, está tudo bem ter uma lista 'Decidir não decidir agora' ou 'Algum dia' apenas para todos os sonhos ou planos futuros que você não fizer. Com sua energia renovada e maior foco, esses planos chegarão ao topo de sua lista mais cedo do que você ousou esperar.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.