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Como assumir cargos de gestão em tecnologia?

Migrar de uma função de colaborador individual para assumir cargos de gestão em tecnologia pode resultar em um grande aumento salarial. Tal mudança, porém, pode ser mais simples na prática do que na teoria.

Embora uma função individual exija o domínio de habilidades técnicas e pessoais, cargos gerenciais exigem um conjunto de habilidades que incluem competência técnica, visão de negócios e soft skills.

Se você almeja ir mais longe em sua carreira na área de tecnologia e assumir cargos de gestão no setor, é hora de dominar essas competências-chave, seja assumindo mais projetos, encontrando um mentor ou buscando cursos de educação continuada.

Dicas para assumir cargos de gestão em tecnologia

1. Estude estratégias para motivar e engajar funcionários

Não há dúvidas de que os gerentes desempenham um papel essencial para qualquer empresa. O grande desafio, porém, é encontrar bons profissionais para assumir o cargo.

Atualmente, empresas concentram-se em atrair e reter talentos, ou seja, candidatos altamente qualificados. Dessa forma, estas querem gerentes capazes de compreender como obter o máximo de suas equipes sem comprometer a satisfação dos funcionários, o engajamento e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Grandes gerentes conseguem isso identificando como manter diferentes funcionários motivados. São exemplos:

  • Ganhar a confiança da equipe, comunicando-se com clareza e praticando a transparência empresarial;
  • Desenvolver metas e objetivos vinculados a incentivos específicos, como promoções ou aumentos;
  • Fornecer um senso de propósito, comunicando como o trabalho da equipe se vincula à estratégia mais ampla da empresa;
  • Capacitar os funcionários para que estes assumam a liderança em projetos, evitando, assim, a microgestão;
  • Aprender sobre as metas e desafios dos funcionários por meio de reuniões individuais.

2. Entenda o panorama geral e como sua empresa se encaixa no mercado

Enxergue além de sua contribuição individual e pense grande. Questione-se:

  • Como minha empresa agrega valor?
  • Com que outras equipes trabalhamos e como nossa cooperação é vital para o sucesso dos negócios?
  • Como está o desempenho da minha empresa? Ela investe em inovação constante? Ela tem uma marca forte?
  • Qual papel minha empresa desempenha no mercado? Quem são meus concorrentes? Como minha empresa se posiciona contra eles?

Um colaborador individual técnico pensa em termos de suas responsabilidades e metas pessoais, enquanto um gerente pensa na saúde da organização como um todo.

3. Invista em cursos de educação continuada na área de gestão

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é presumir que a administração não é uma habilidade, e sim uma função que o indivíduo recebe se for bom em sua função individual.

É verdade que um excelente programador não se tornará um gerente ou diretor fantástico da noite para o dia. Gerenciar pessoas não é fácil. A boa notícia é que esta é uma habilidade que pode ser adquirida. Por isso, vale a pena investir em cursos de resolução de conflitos, gestão de pessoas, negociação, liderança estratégia e comportamento organizacional.

Além disso, muitas empresas oferecem bolsas de estudo para apoiar o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Caso sua empresa não ofereça esse tipo de bolsa, escreva um case de negócios para um orçamento de desenvolvimento profissional e apresente-o ao seu gerente.

4.Compartilhe ideias com suas equipes e mentores

É tentador manter grandes ideias ocultas até que você esteja totalmente confiante. Mas, este não é o uso mais eficiente do tempo. Em vez disso, comece a trabalhar esta ideia dentro de sua organização e apresente-se a diferentes equipes.

Descubra também se sua empresa oferece algum programa de mentoria que une funcionários no início de suas carreiras com grandes executivos. Este é um ótimo fórum para suporte individual e conselhos sinceros de alguém em posição de gestor. Além disso, programas de mentoria são uma excelente oportunidade para ampliar sua rede de networking e compartilhar seus objetivos com pessoas influentes.

Por fim, converse com profissionais de fora da sua empresa. Sua futura posição gerencial pode vir de outra organização, portanto, fazer conexões com a indústria é um bom modo de maximizar suas chances de conseguir um cargo de gestão em tecnologia.
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