Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Como fazer sua carreira avançar em 2021

Não há como negar que a COVID-19 tem - e continuará a ter - um efeito extremamente transformador em tudo o que tem a ver com o universo do trabalho. Estamos trabalhando de forma diferente, colaborando de forma diferente e priorizando de forma diferente em relação a esta época no ano passado. Afinal, o que funcionava bem quando se procurava emprego no passado, agora requer algum ajuste. Aqueles que podem abraçar a nova tendência de inovar em sua abordagem tradicional de busca de emprego serão os que se destacarão, conseguirão seu próximo emprego e avançarão em sua carreira.

Aqui estão nossas principais dicas para ajudá-lo a avançar em sua carreira em 2021: 

Seja proativo

A forma de pensar está desempenhando um enorme papel na capacidade de um candidato garantir uma nova posição no mercado. Falamos com um número significativo de candidatos que pensam que por causa da COVID-19, eles não conseguirão um emprego. Portanto, em vez de desistir antes mesmo de começar sua próxima busca de emprego, pense mais positivamente e entenda que quando os mercados mudam, você deve ter iniciativa no momento certo. 

Construa relacionamentos

Isto começa sendo proativo na busca de emprego. Em vez de enviar seu CV e esperar o melhor, procure o respectivo empregador e acompanhe cada processo. A construção de relacionamentos é mais importante do que nunca para ter sucesso e brilhar, portanto, faça um esforço genuíno para engajar o recrutador ou gerente de contratação quando você fizer o acompanhamento para garantir que você esteja na mente deles. Não se esqueça de fazer também essa pergunta importante: "Se você não acha que esse cargo é adequado para mim, que outros cargos podem ser? 

Evite a abordagem de atirar para todos os lados

Não utilize o mesmo CV para todas as empresas. Cada empregador é diferente e, portanto, naturalmente valoriza diferentes habilidades e competências. Reserve um tempo para pesquisar sobre uma empresa para entender seus valores e o que querem, e depois adapte seu CV para envolvê-los. Sim, personalizar seu CV para cada empresa pode parecer muito esforço, mas se você realmente quer um trabalho específico, você precisa investir uma ou duas horas para personalizar seu CV para esse cargo.

Você também pode achar que não tem tempo suficiente para personalizar cada CV porque há muitos empregos para os quais você quer se candidatar. Se isto o descreve, é hora de ser honesto. Sim, você poderia candidatar-se a todos eles, mas não se candidatará a nenhum de forma bem-sucedida. Portanto, pense objetivamente em seus pontos fortes e habilidades e identifique os cargos que melhor lhe convêm. Em seguida, passe um tempo personalizando seu CV para cada um deles.  

Seja corajoso

Para avançar sua carreira em 2021, talvez seja necessário considerar águas nunca antes navegadas. Volte a atenção para setores em que a atividade de vagas é mais alta, mesmo que você não tenha trabalhado nelas antes. Por exemplo, TI, Digital, saúde, logística e serviços profissionais têm fortes oportunidades de trabalho em oferta, portanto, seja corajoso e considere procurar fora de seus parâmetros típicos. 

Venda-se

A capacidade de vender-se não vem naturalmente para todos. Mas hoje, se você quiser se destacar, isso é essencial. Portanto, identifique e entenda seus diferenciais que podem ser vendidos e como seus principais pontos fortes podem agregar valor no trabalho para o qual você está se candidatando ou sendo entrevistado. Lembre-se de compartilhar provas concretas de suas conquistas para cada aspecto a ser vendido. Pratique sua entrevista com a família, amigos ou colegas de confiança.

Mostre que você usou 2020 como um ano para crescer

Um recrutador ou gerente de contratação não precisa saber todos os detalhes de como seus planos de carreira para 2020 foram ruins. Infelizmente, muitas pessoas passaram por uma situação semelhante. Em vez disso, passe o tempo decisivo que você tem com um gerente de contratação ou recrutador compartilhando o que você aprendeu com suas experiências durante o ano passado e como você se desenvolveu e se capacitou. Por exemplo, você se juntou a uma associação, foi voluntário em uma instituição de caridade local, completou um ou mais cursos curtos ou ouviu podcasts ou TED talks pertinentes? Para aqueles que se viram desempregados em 2020, mostrar como você usou o tempo de forma produtiva para melhorar a qualidade demonstra um notável compromisso com sua área. 

Comprove sua capacidade de adaptação

Se houver uma habilidade social que melhor se destacará em 2021, esta será a adaptabilidade. Esta é uma habilidade crítica, dada a quantidade de mudanças que estão ocorrendo tanto dentro das organizações quanto no universo mais amplo do trabalho. Assim, em seu currículo e em uma entrevista, compartilhe exemplos que demonstram sua adaptabilidade, como por exemplo, como você foi capaz de continuar agregando valor ao seu empregador e como isso o torna um candidato mais forte hoje. 

Não deixe a conversa terminar com a carta de rejeição

A persistência é uma característica importante ao procurar emprego hoje em dia e que não deve terminar quando você descobre que não foi bem sucedido. Ligue ou envie um e-mail ao gerente de contratação para perguntar por que sua candidatura foi rejeitada e se ele pode sugerir alguma área a ser melhorada para ajudar na busca contínua de emprego. Você pode não receber uma resposta e pode não receber um feedback útil, mas é necessário apenas um gerente de contratação para lhe dar os conselhos construtivos necessários para ajudá-lo a ter sucesso na próxima vez. 

Use as redes sociais para demonstrar interesse genuíno em sua área

Limpar seus rastros digitais pode parecer algo para iniciantes na busca por um emprego, mas continuamos a ver inúmeros candidatos que não conseguem revisar seus perfis nas redes sociais antes de se candidatarem a um emprego. Aqueles memes que você acha engraçados ou os compartilhamentos de produtos que você postou podem não apresentá-lo sob uma luz profissional, então coloque seu nome no Google e remova qualquer coisa que não se alinhe com a reputação profissional que você deseja apresentar. 

Em seguida, atualize seu perfil no LinkedIn, siga os segmentos e organizações de interesse, mantenha-se atualizado com seu mercado específico e poste no LinkedIn. Tal interesse demonstrado no mercado ajudará na sua busca pela vaga. 

Demonstre como você é mais produtivo

2020 marcou uma virada na maneira como as pessoas trabalham, com a aceitação do trabalho flexível catapultado anos à frente. Com mais empregadores, quando relevante, usando um modelo de trabalho híbrido, você precisa ser capaz de expressar os passos que tomou para garantir que você permaneça produtivo tanto em um escritório quanto em um modelo remoto. Compartilhe quaisquer mudanças que você tenha feito para adaptar seu estilo de trabalho para permanecer produtivo em ambos os ambientes. 

Lembre-se de procurar nossos empregos disponíveis ou explorar nosso centro de conselhos de carreira para obter mais dicas práticas.

Boa sorte!

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.