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Como iniciar um novo trabalho remoto de sucesso

Começar um novo trabalho de forma remota pode gerar uma certa preocupação, já que é muito importante causar uma boa impressão nesta nova experiência profissional. 

Confira 10 dicas que te ajudarão a começar sua nova função da melhor maneira e, assim causar uma ótima primeira impressão com a sua liderança e colegas. 

1. Certifique-se de que você tem um colega de trabalho para ser o ponto focal na nova empresa 

Ingressar em uma nova empresa geralmente significa se ajustar às novas atividades e processos, como reservar férias anuais, encontrar a pessoa certa para obter informações sobre um determinado tópico, ou até mesmo sobre siglas e nomes de projetos.  

Para ajudar a superar este desafio, aconselha-se que os líderes escolham um colega de trabalho para te ajudar a responder quaisquer dúvidas sobre os processos ou informações da empresa. Se o seu gerente não mencionou sobre ter um colega como ponto focal em sua primeira semana, sugerimos que você converse e pergunte se há a possibilidade de indicar esse profissional. 

2. Reserve um tempo extra para se preparar para as reuniões de onboarding 

As reuniões introdutórias são inevitáveis em sua primeira semana no novo trabalho, então certifique-se de ser pontual e anote algumas questões relevantes antes de suas reuniões, dessa forma você se mostra um profissional engajado e bem-preparado. 

Se até o momento nenhuma reunião introdutória foi organizada, sugerimos que você pergunte ao seu gerente se elas estão agendadas para as próximas semanas. Essas reuniões são importantes para desenvolver relacionamentos com os profissionais que você terá mais contato. 

3. Certifique-se de que está tudo certo com os seus equipamentos eletrônicos  

Se você recebeu um novo computador, certifique-se de testar o hardware e o software antes da data de início, para se sentir confortável com o uso. Além disso, familiarize-se com quaisquer novos programas ou ferramentas que você deverá usar em sua nova função. 

É importante testar as configurações de vídeo e som de seu dispositivo antes do primeiro dia, para que esteja pronto para as chamadas introdutórias. E caso haja problemas técnicos, entre em contato com a equipe de TI para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. 

Lembre-se de estar atento também a sua linguagem corporal e postura durante essas reuniões. E por último, certifique-se de prestar atenção durante as vídeo chamadas, se demonstrar envolvido e que você está ouvindo ativamente ajudará a construir uma boa marca pessoal em sua nova função. 

4. Mantenha anotações e avisos úteis à vista  

Uma vantagem de começar uma nova função de forma remota é poder manter as anotações visíveis em seu computador, o que não aconteceria se você estivesse trabalhando presencialmente.  

Com algumas informações visíveis você terá uma ideia das áreas de cada indivíduo, bem como sua função se relaciona com a deles. Você pode, por exemplo, fazer listas de nomes de colegas de trabalho e adicionar detalhes como o departamento e/ou responsabilidade. Também pode criar um arquivo com os tópicos específicos que conversou com cada profissional.  

5. Estabeleça metas SMART 

Depois de sua primeira semana, você deve começar a se sentir mais confortável com suas responsabilidades. A próxima etapa é trabalhar com seu gestor para definir algumas metas SMART para o primeiro mês, seis meses e um ano em sua nova função. ‘SMART’ refere-se a metas que são específicas (Specific, em inglês), mensuráveis (Measurable), atingíveis (Attainable), relevantes (Relevant) e dimensionadas no tempo (Time-based), que serão cruciais para maximizar suas chances de completa-las. Essas metas ajudarão você a manter o foco e se organizar nas primeiras semanas e meses em sua nova função.  

Uma vez que seus objetivos tenham sido definidos, certifique-se de realizar atualizações regulares com o seu gerente sobre o seu progresso.  

6. Mantenha a pontualidade 

Trabalhar atrás de um computador em casa ou em uma configuração remota pode parecer significativamente diferente do trabalho de escritório, mas não significa que você deva ser menos pontual do que seria presencialmente. Isso inclui não apenas começar a trabalhar antes ou na hora de início, mas também garantir que você participe das reuniões no horário. 

Além disso, certifique-se de responder a quaisquer perguntas, solicitações ou mensagens de seu gerente, membros da equipe, partes interessadas ou clientes de maneira rápida, para perpetuar sua positividade e vontade de ajudar desde o início. 

7. Não hesite em fazer perguntas 

Uma coisa que você deve manter em mente ao iniciar sua nova função remotamente é que você não deve evitar fazer perguntas sobre o seu trabalho ou quaisquer assuntos relacionados a sua nova função. 

É do interesse de seu novo gerente e colegas que você comece bem sua nova função, portanto é importante que você pergunte para ter certeza de que está no caminho certo e assim evitar mal-entendidos. 

8. Engaja-se com sua nova equipe 

Embora você seja novo em sua função agora, tenha certeza de que se sentirá integrado à equipe antes de perceber e nem sempre será o ‘novato’. Portanto, não hesite em ser você mesmo e se comunicar regularmente com seus novos colegas de trabalho da maneira que achar mais natural e instintivamente certa para você desde o início. Não se esqueça de se conectar também com sua nova equipe no LinkedIn. Isso não apenas ajudará a construir um relacionamento mais próximo, mas ver as postagens deles ajudará você a ter uma ideia da cultura da empresa e de suas áreas de especialização. 

Conhecer seus novos colegas não é apenas discutir o trabalho e trabalhar juntos. Você também deve criar oportunidades para conversas e atividades não relacionadas ao trabalho, como participar ou organizar cafés virtuais pela manhã. Isso será fundamental para construir relacionamentos fortes de longo prazo com eles, mesmo quando inicialmente você só pode se comunicar com eles remotamente, em vez de pessoalmente. 

9. Seja proativo se você se sentir desconectado ou desmotivado 

Nenhum de nós quer que aconteça conosco, mas certamente pode acontecer: e se, após aquelas primeiras semanas em seu novo emprego, você se sentir desconectado e desmotivado e se perguntando se fez a escolha certa ao assumir esse papel em primeiro lugar? Esses são sentimentos comuns e compreensíveis para muitos novos iniciantes, especialmente aqueles que começam uma nova função remotamente. 

É importante conversar com seu novo gerente sobre o fato de que você está se sentindo um pouco desconectado da equipe. Discuta como vocês podem melhorar os processos juntos para aumentar sua produtividade e satisfação no trabalho nessas primeiras semanas e meses delicados.  

10. Não crie o hábito de trabalhar demais 

Muitas vezes, pode ser difícil estabelecer uma divisão entre o trabalho e a casa, o que pode levar a desenvolver hábitos de trabalho prejudiciais à saúde.  

Desde o início é importante estabelecer uma rotina sustentável e produtiva que lhe permita alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Um precedente que eu exorto você a definir é garantir que você não responda a e-mails tarde a noite ou no fim de semana, demonstrando assim que você não trabalhará fora do seu horário de trabalho. Se a natureza de sua função torna esse precedente difícil de definir, tente se limitar a apenas verificar seus e-mails uma vez à noite - apenas quando for absolutamente necessário. 

Da mesma forma, vale a pena comunicar ao seu novo gerente e colegas quando você normalmente fará o seu intervalo para o almoço, ou horários específicos durante o dia em que você precisará deixar seu 'escritório' - por exemplo, para deixar e buscar as crianças na escola. Eles saberão quando você não estiver disponível, o que reduzirá a chance de você perder chamadas ou mensagens, o que pode ser uma fonte de estresse para muitos trabalhadores remotos. 

Outra maneira de evitar o excesso de trabalho é tentar fazer uma caminhada diária ou alguma outra forma de exercício. Esta será uma chance para você "desligar" e descansar, enquanto também permite que seu cérebro processe todas as novas informações que recebeu. Talvez você pudesse usar sua caminhada diária no final do dia de trabalho, para sinalizar o fim do trabalho. Ou talvez você prefira caminhar antes do trabalho ou na hora do almoço, para ajudar a concentrar seu cérebro quando voltar para sua mesa. 

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