Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Tecnologia e trabalho remoto: o impacto no desenvolvimento profissional

O trabalho remoto e a digitalização das empresas dispararam em grande escala durante a pandemia, com a adoção de novas tecnologias impulsionada por vários anos em apenas alguns meses.

Essa situação criou um boom na demanda por habilidades sociais específicas para a indústria de tecnologia. Conforme discutido anteriormente, há atualmente um grande impulso para a especialização em nuvem,infraestrutura, segurança cibernética, ciência de dados e gerenciamento de mudança, para citar alguns.

Mas, para construir a força de trabalho de tecnologia certa para nosso futuro mundo de trabalho híbrido e remoto, os empregadores devem garantir que seus funcionários tenham acesso ao desenvolvimento pessoal e profissional de que precisam, não importa onde estejam trabalhando.

Neste artigo “Tecnologia e trabalho remoto”, você poderá explorar o impacto do trabalho flexível no campo da tecnologia, analisando como esse fenômeno pode afetar ou favorecer a progressão profissional neste ambiente de trabalho.

Nunca deixe sua progressão de carreira em tecnologia e talento pararem

Alguns profissionais de tecnologia se preocupam com o progresso de suas carreiras enquanto trabalham em casa, e as  mulheres que trabalham com tecnologia são particularmente afetadas. Nossa pesquisa descobriu que mais de um terço (39%) da força de trabalho de tecnologia disse acreditar que o trabalho flexível limita o desenvolvimento de carreira, mas essa crença varia amplamente, dependendo de seu nível de experiência no setor e capacidade de adaptação a este novo modelo de trabalho.

James Hallahan, diretor da Hays Technology no Reino Unido e na Irlanda, disse que, quando se trata do impacto do trabalho flexível na progressão da carreira em tecnologia, há uma "disparidade muito gritante" entre os membros mais velhos e os mais jovens.

Profissionais de nível gerenciais, por exemplo, são menos propensos a pensar que o trabalho flexível limita sua progressão (70%), talvez porque eles já construíram carreiras de  sucesso e têm fortes redes em vigor. Por outro lado, pouco mais da metade dos graduados em tecnologia estão preocupados com o efeito em suas carreiras.

Para superar isso, as organizações precisam priorizar o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a sua força de trabalho, desde a equipe júnior até a sênior. Há muitas formas de fazer isso, desde o aprendizado online até esquemas de amizade e qualificações profissionais.

É importante priorizar o desenvolvimento de profissionais de tecnologia desde o início de suas carreiras

O MIT relata que o teletrabalho, na realidade, melhora a confiança entre os funcionários em início de carreira em 80%. Além disso, permite que colegas geograficamente distantes se conectem e que os líderes façam um rodízio de funcionários entre departamentos diferentes para ajudar os recém-chegados a aprender no trabalho e compartilhar conhecimento. Em última análise, isso os ajuda a descobrir o que mais lhes interessa, permitindo que progridam em um ritmo mais rápido.

No entanto, pesquisas subsequentes revelam que a falta de orientação e treinamento devido ao teletrabalho pode afetar a equipe, com apenas 18% dos chefes agendando reuniões semanais individuais durante a pandemia, por exemplo. Esse tipo de contato regular durante o trabalho remoto é essencial para quem está trabalhando pela primeira vez. Especialmente quando eles não têm a oportunidade de aprender por osmose como fariam ao trabalhar com colegas mais experientes em um escritório.

Portanto, certifique-se de manter o suporte e o desenvolvimento de sua equipe - especialmente os funcionários em início de carreira - mesmo quando eles estiverem trabalhando remotamente.

É de grande importância investir em plataformas de aprendizagem online para sua equipe de tecnologia

Para resolver o problema complexo da progressão da carreira em tecnologia de funcionários remotos, as iniciativas de aprendizagem online cresceram em popularidade, e as empresas de tecnologia criaram uma variedade de oportunidades de treinamento para funcionários, usando recursos remotos e online.

Aqui estão alguns exemplos que destacam algumas opções potenciais para o seu negócio.

Invista na qualificação de toda a sua equipe, não apenas dos técnicos

Conforme a digitalização avança, muitos dos trabalhadores técnicos podem precisar mudar para funções mais tecnológicas no futuro. Por isso,  é importante fornecer treinamento a todos os trabalhadores e sua atual força de trabalho tecnológica.

A Amazon, por exemplo, prometeu $700 milhões em habilidades e treinamento em vários departamentos como parte de sua iniciativa Upskilling 2025. Isso inclui a introdução de uma machine learning para ajudar os profissionais de tecnologia a desenvolver suas habilidades de computação.

Machine Learning. Personalize suas plataformas de aprendizagem

Todos nós aprendemos de maneiras diferentes. Enquanto algumas pessoas preferem aulas online, outras preferem aulas presenciais. Além disso, o ritmo de aprendizagem de cada um é diferente. Portanto, é importante personalizar suas iniciativas de aprendizagem para dar a todos as melhores chances de sucesso.

A Mastercard, por exemplo, lançou sua plataforma de aprendizagem para fornecer experiências de aprendizagem personalizadas e ajudar os funcionários a acessar os recursos certos para seus respectivos desenvolvimentos profissionais. Lançada em 2016, a plataforma foi impulsionada durante a pandemia e recentemente atingiu níveis de envolvimento de 96% com a equipe.

Explore ferramentas de aprendizagem baseadas em tecnologia

A realidade virtual, ou “v-learning”, em inglês, por exemplo, está ganhando popularidade na indústria de tecnologia. Essa ferramenta pode criar ambientes virtuais de aprendizagem que permitem a entrega de programas de treinamento e desenvolvimento de forma imersiva.

Na verdade, um estudo da PwC sobre o uso de realidade virtual no treinamento de habilidades sociais descobriu que os alunos treinados em realidade virtual estavam 275% mais confiantes para agir de acordo com o que aprenderam após o treinamento, o que foi uma melhoria de 40% em relação ao treinamento semelhante a uma sala de aula e uma melhoria de 35% em relação aos métodos de e-learning.

O desenvolvimento profissional em um mundo de trabalho híbrido é mais importante do que nunca

Graças ao crescimento do teletrabalho, a propriedade da carreira agora é propriedade do indivíduo. Mas, no mundo competitivo e dinâmico da tecnologia, as organizações devem ajudar cada membro da equipe a prosperar e desenvolver as habilidades certas para o futuro.

Com o avanço da digitalização e uma crescente lacuna de habilidades digitais, nunca houve um momento tão importante para os líderes de tecnologia ajudarem suas equipes a desenvolver suas carreiras da maneira certa, quer trabalhem remotamente ou não.

Esperamos que este artigo "Tecnologia e trabalho remoto" tenha sido do seu interesse. Se você quiser ler o artigo anterior, clique aqui
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.