Caminho de Navegação

Evite clichês em seu currículo

Evite clichês em seu currículo

Evite clichês em seu currículo

A linguagem que você usa em seu currículo há uma grande influência sobre se você fará parte ou não a lista de candidatos para as entrevistas. Por exemplo, usar verbos de ação para comunicar suas conquistas é uma das maneiras mais simples de destacar o seu currículo. Mas também é importante que a linguagem não seja muito clichê. Se for, você pode correr o risco de minimizar suas habilidades e experiências. Por exemplo, se você é um líder de equipe, pode sentir automaticamente a necessidade de incluir “Excelentes habilidades de liderança” em seu currículo. No entanto, se você deseja criar um currículo vencedor, você precisa fornecer evidências de suas realizações e evitar os seguintes clichês abaixo:

“Trabalhar de forma independente”

É muito comum ver "trabalho bem de forma independente" em um currículo. Mas isso realmente vai diferenciá-lo? 

Em vez disso, se trabalhar de forma independente é o seu ponto forte, dê um exemplo de uma ocasião em que você demonstrou essa força e os resultados. Por exemplo, em vez de simplesmente afirmar "Eu trabalho bem de forma independente", tente "Eu projetei e implementei de forma independente uma nova estratégia que aumentou o engajamento do cliente em X por cento"

“Um ótimo jogador de equipe”

Espírito de equipe é um traço importante de se ter, porem esse clichê pode se tornar um pouco sem sentido. Destaque-se da concorrência fornecendo evidências de que você trabalha bem em equipe para alcançar um objetivo comum. Por exemplo, “Trabalhei com as equipes de marketing locais e internacionais para implementar uma reformulação na marca global em 12 países”. Exemplos como este demonstram que você trabalha bem em equipe .

“Orientado para resultados”

Não se engane, um dos pontos mais importantes a incluir em seu currículo é o impacto que você causou em seu atual emprego. É por isso que, em vez de declarar que você é movido por resultados, você deve sustentar essa afirmação com fatos. Certifique-se de fornecer quantificar os seus resultados, como “Aumentei as vendas em 25%”. A inclusão dessas informações demonstrará que você se concentra e acompanha os resultados do seu trabalho, o que por si só implica que você é movido a resultados.

"Perfil trabalhador"

Um perfil trabalhador não é necessariamente produtivo. Ao ler seu currículo, o gerente de contratação ou recrutador estará procurando sinais de que você pode administrar seu tempo de maneira eficaz e produtiva. Portanto, enfatize sua produtividade e habilidades de gerenciamento de tempo e dê um exemplo, como criar um lançamento de produto bem-sucedido em um curto espaço de tempo ou nunca perder um prazo em dois anos em sua última função.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.

BR MCFC block

Hays & Manchester City FC

Hays é a parceira oficial de recrutamento do Manchester City FC.