Blogs

Soft skills mais demandas em TI

Mesmo em meio a pandemia do coronavírus, onde muitos setores sofreram com a recessão econômica, o setor de Tecnologia da Informação (TI) segue em alta.

Projeções da Statista estimam que os gastos com TI na América Latina  deverão crescer 7,7% na comparação com 2020.

Projeções da IDC Future Scape 2021 também estimam que o crescimento LATAM em TI seja de 5,7%. Se analisada por país, o estudo prevê que os países com maior crescimento no setor serão Argentina (10,4%), México (10%) e Peru (9%); seguidos por Chile (5,5%), Brasil (5%) e Colômbia (3%). 

Assim, novas tecnologias surgem a cada dia e a digitalização nas empresas torna-se mais do que mandatório para empresas que desejam se manter competitivas.

Segundo o estudo da IDC, a economia latino-americana deve chegar até 2022 com 40% do PIB digitalizado.

Nesse contexto, são inúmeras as funções na área de cibersegurança e TI dominando as listas dos empregos mais demandados. São exemplos: analista de segurança de dados, gerente de segurança de sistemas de informação, arquiteto de segurança, engenheiro de segurança de rede e administrador de segurança de sistemas.

Mas, quais habilidades e soft skills de TI esses profissionais devem ter para empresas terem a certeza de contratar os melhores candidatos para os cargos?

Soft skills mais demandadas em vagas de TI

1. Habilidades tecnológicas

A capacidade tecnológica de trabalhar em diferentes frentes de projetos de TI, como na área de controle e monitoramento, por exemplo, é uma soft skill que chama atenção de muitos recrutadores.

Além disso, essa habilidade é requisito fundamental para operar as ferramentas do setor de tecnologia da empresa.

2. Aprendizado ativo

Entre as soft skills em TI mais demandadas, destaca-se a capacidade de o profissional adquirir conhecimento e manter-se sempre atualizado sobre novos recursos e ferramentas.

3. Criatividade e iniciativa

O setor de Tecnologia da Informação lida diariamente com novos desafios - sejam estes tecnológicos ou de segurança.

Logo, pensar “fora da caixa” também é uma das soft skills mais demandadas na área de TI, bem como a iniciativa de realizar novas tarefas.

4. Senso de liderança:

Profissionais de TI devem ser capazes de se responsabilizar por projetos já existentes, principalmente cargos de alto escalão, como gerentes, administradores e coordenadores.

Além disso, estes também devem propor novos projetos e especificar o que cada um da equipe deve fazer.

5. Gestão de pessoas

Empresas de tecnologia, normalmente, são compostas por indivíduos com expertises e habilidades em diferentes áreas.

Logo, no caso de funções administrativas, faz-se necessário que o profissional seja capaz de gerenciar seu time de modo a garantir que as estratégias de negócio sejam efetivas e inclusivas.

Uma demanda recorrente - tendo em vista o aumento do trabalho remoto - é a competência de empregar o estilo de liderança correto a uma força de trabalho diversificada, aumentando a capacitação dos funcionários, a produtividade e o crescimento da empresa.

6. Capacidade de trabalhar em equipe

Tendo em vista que uma equipe de TI é formada por diferentes profissionais, com competências e habilidades distintas, mas que dependem um do outro para desempenharem suas funções, a capacidade de trabalhar em equipe é uma soft skill muito demandada pelos recrutadores.

7. Multitasking:

A capacidade de ser multitarefas está entre as soft skills de TI mais demandadas.

Profissionais que possuem essa soft skill geram mais valor para a empresa, uma vez que são capazes de acumular funções e responsabilidades, garantindo que as entregas aconteçam dentro do previsto.

8. Facilidade de adaptação

A facilidade de se adaptar faz do colaborador, uma pessoa que trabalha melhor em equipe.

Dentro de uma empresa, os funcionários mudam. De tempos em tempos são contratados novos membros e até líderes. Assim, ser adaptável, nesse sentido, permite manter-se resiliente diante de qualquer novidade.

Além disso, com o aumento do trabalho remoto, a facilidade de adaptação torna-se uma soft skill ainda mais demandada.

Estudos do IDC revelam que 83% dos colaboradores e 77% dos líderes latino-americanos dizem ser tão ou mais produtivos no trabalho remoto e pretendem continuar trabalhando nesse sistema.

Logo, a facilidade de adaptar-se do sistema de trabalho presencial para o modelo à distância é fundamental para garantir profissionais alinhados à nova realidade do mercado de trabalho.

9. Facilidade de comunicação

A facilidade em se comunicar e estabelecer relações pessoais é fundamental para profissionais de qualquer área.

Dentro do contexto tecnológico, essa soft skill refere-se a capacidade de o profissional ser um facilitador ao passar as informações e verbalizar de forma compreensível e clara as questões relacionadas ao setor.

10. Habilidades analíticas

Possuir senso analítico é fundamental para que o profissional de TI planeje e desenvolva projetos relevantes e eficazes.

Essa soft skill também pode auxiliar o profissional a resolver problemas críticos, quando necessário.

11. Expertise em segurança da informação e gestão de riscos

A segurança da informação é uma área de importante risco comercial para a área de TI das empresas, resultando em uma alta demanda por talentos no setor.

A manipulação e o armazenamento de dados sensíveis tanto interno quanto de clientes exigem um conjunto de competências especializadas para lidar com as ameaças externas, como ciberataques, e até mesmo, ameaças internas.

Logo, profissionais com expertise nessas áreas serão altamente cobiçados pelos recrutadores.

12. Resolução de problemas

O setor de tecnologia lida com uma variedade de softwares e ferramentas, Por mais eficazes e modernas, estas podem vir a sofrer falhas técnicas e deixar o sistema suscetível a ameaças.

Além disso, o setor é uma área em constante inovação, com novas tecnologias surgindo a cada dia no mercado.

Logo, torna-se fundamental que o profissional de TI seja capaz de gerenciar problemas e lidar com desafios.